Caça-Fraudes DAE

Publicada em

No segundo semestre a DAE intensificará suas ações de fiscalização contra eventuais crimes e violações, fomentando as seguintes ações denominadas amplamente de “caça-fraudes”, ou seja, ações coibindo a indevida derivação de ligações (conhecidas como “ligações clandestinas”), retirada abusiva de hidrômetro (sem autorização da DAE), emprego de injetores ou bombas de sucção diretamente ligadas ao hidrômetro ou à derivação de água, intervenções no ramal coletor, ligações de águas de chuva na rede de esgoto, utilização de pontos de água de praças e logradouros públicos sem autorização da DAE, manobra de registro sem autorização da empresa, construções e atividades poluidoras nas áreas de mananciais, entre outras ilegalidades.

Cabe ainda alertar que não há possibilidade de recusa do usuário quanto à inspeção das instalações internas. No caso de o usuário impedir o acesso dos funcionários da DAE S/A, para inspeção, poderá ocorrer a suspensão dos serviços pela DAE S/A.

Outrossim, a DAE já possui equipes de fiscalização e para cada irregularidade existem penalidades e multas, inclusive com denúncias, corte do abastecimento e registro de BO. Assim como o exemplo bem sucedido da “Ação De Olho na Bacia”, lançada ano passado, para combater os parcelamentos irregulares, na Bacia do rio Jundiaí-Mirim, a DAE pretende intensificar e reforçar as equipes de “caça-fraudes” com o objetivo de coibir as irregularidades nos serviços de abastecimento. Trata-se de atividade existente em todas as entidades de saneamento.

Por fim alertamos que todos os imóveis (residenciais ou não residenciais) estão sujeitos as intervenções da DAE.