Parceria inédita: DAE inicia trabalho de manutenção em hidrantes da cidade

Publicada em

Parceria inédita DAE inicia trabalho de manutenção em hidrantes da cidadeLevantamento de dados já foi iniciado e a manutenção vai até o início de 2007

A DAE S/A e o Corpo de Bombeiros fecharam, nesta semana, uma parceria inédita, que visa maior segurança da população de Jundiaí em situações emergenciais. A DAE está realizando a manutenção de todos os hidrantes do município. As decisões foram acertadas durante reunião na empresa, onde participaram diretor superintendente da DAE Eduardo Pereira, o Diretor de Obras Antônio Araújo e o Gerente de Perdas e Controles Marcelo Trimboli, e o Comandante do Posto do Corpo de Bombeiros de Jundiaí, Tenente Allan Muniz de Andrade.

A cidade tem hoje 240 hidrantes, mas a maioria das pessoas não sabe onde estão instalados e nem a finalidade desses equipamentos. O Tenente Allan explica que primeiramente é preciso saber diferenciar os hidrantes públicos dos prediais. “O hidrante público (aquele que fica nas calçadas) não é usado pelo Corpo de Bombeiros diretamente no combate a incêndios. Na verdade ele abastece os caminhões da corporação. Já os prediais, os que ficam em edifícios, por exemplo, esses sim são para o combate imediato e direto”, explica.

Esse trabalho de manutenção preventiva tem duas etapas. A primeira, que já está em andamento, consiste no levantamento da pressão e vazão de cada hidrante. Para uma medição mais precisa, a DAE já adquiriu equipamento específico para essa aferição. De acordo com o diretor superintendente da DAE, 64 hidrantes já foram inspecionados. “Esse estudo já foi iniciado e deve ser finalizado até o final de setembro”, comenta Pereira.

Após o levantamento dos dados, inicia-se a segunda fase, que se caracteriza na troca de peças, sistema de lacre para evitar violação, pintura dos hidrantes e também da sinalização da presença dos mesmos nas áreas públicas e principalmente com o tráfego de automóveis. “Essa sinalização também será uma maneira de alertar o motorista para não estacionar em frente aos hidrantes públicos, evitando obstruir o acesso dos bombeiros”, informou o Tenente.

Com o levantamento dos dados e a manutenção física, os bombeiros poderão trabalhar com mais certeza da pressão e a vazão de cada hidrante da cidade.

Melhorias – Além do serviço de manutenção, feito pela primeira vez, Pereira também informa que os novos caminhões pipas, adquiridos pela DAE, já têm saídas compatíveis com as conexões hidráulicas dos equipamentos do Corpo de Bombeiros.

Com essa nova adequação, em caso de incêndios em locais sem a presença de hidrantes, o caminhão pipa pode ser solicitado pela corporação.

A previsão é que a manutenção nos 240 hidrantes de Jundiaí seja finalizada no início de 2007.

A DAE e o Corpo de Bombeiros também pedem que a população coopere na manutenção dos hidrantes. Casos de equipamentos violados ou com avarias, favor informar a DAE pelo 0800 133 155 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.