Margem do Rio Jundiaí ganha 100 novas mudas de árvores

Publicada em

A semana do Rio Jundiaí foi encerrada no sábado, dia 30 de setembro. Para comemorar a data, a DAE S/A, em parceria com a Prefeitura do Município de Jundiaí, Guarda Municipal, Rotary Club de Jundiaí, Grupo de Escoteiros Curuqui, Centro Espírita Fraternidade, Transportadora Fassina e Mineradora Itabrás, realizou o plantio de 100 mudas de árvores nativas.

O plantio faz parte do projeto “Borda do Rio”, que visa o reflorestamento das margens do rio Jundiaí (na Avenida Antonio Frederico Ozanan, em frente à CPFL – sentido Várzea Paulista). No ano passado, 313 mudas foram plantadas, mas algumas morreram devido a diversos fatores e das 100 mudas, 20 foram destinadas ao plantio em substituição das que não sobreviveram.

Segundo o assessor da DAE e presidente do Rotary Club, Júlio Lamarca, a data do evento foi marcada devido ao início das chuvas, o que ajuda no crescimento das árvores. Ele ainda explicou que a parceria com o Curuqui vai ajudar muito. “Agora eles devem fazer a manutenção nas árvores a cada dois meses”.

A análise técnica do projeto foi feita pelo engenheiro agrônomo e integrante do Rotary, João Gurgel que identificou com um número correspondente a uma muda, para evitar que árvores da mesma espécie fossem plantadas próximas uma das outras. “Ao todo serão plantadas 14 tipos de espécies, que vão, além de deixar o lugar mais bonito, ajudar na recuperação hídrica, aumentando a absorção e filtração e água pelo solo”, explicou.

As crianças do Grupo Espírita Fraternidade e o Grupo de Escoteiros Curuqui realizaram o plantio das árvores. Segundo o presidente do Curuqui, Cícero Manoel da Silva, a conscientização é muito importante. “Se os menores não aprenderem a preservar o meio ambiente desde agora, eles terão muitos problemas no futuro com a falta de água e o desmatamento. Estamos juntos desde o início e muito orgulhosos por participar de mais esta etapa”.

Dentre as crianças estavam Pedro e Gabriel do Curuqui, que ajudavam as pequenas Andressa e Mariana, do Centro Espírita. Segundo o pequeno Pedro, que está há quatro anos com os escoteiros, plantar as árvores representa dar exemplo para outras crianças além de fazer sua parte na preservação do meio ambiente. Gabriel concordou e ainda complementou que aprendeu um pouco a mais sobre a história do rio. “Vai ser muito legal daqui a 20 anos passar aqui e saber que eu ajudei a plantar essa árvore”, afirmou.

Foram plantadas as espécies:

· Uva Japoneza;
· Pata de vaca;
· Arrueira Branca;
· Araçá;
· Sibipiruna;
· Ingá;
· Ipê amarelo;
· Pau ferro;
· Açoita cavalo;
· Pau Brasil;
· Jacarandá mimoso;
· Pitanga;
· Cedro;
· Pau formiga