Hidrometração individualizada em condomínios é tema de curso

Publicada em

Nos dias 23 e 24 de novembro acontece o “Curso de hidrometração individualizada em condomínios verticais e horizontais”, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A, Comitê das Bacias do Piracicaba Capivari, Jundiaí, SAAE Atibaia e Agência Nacional de Águas, na Associação dos Engenheiros de Jundiaí.

A medição individual de água em apartamentos consittui-se numa metodologia importante para redução de desperdício predial. Com essa mudança cada morador poderá conhecer o próprio consumo. Além de pagar somente pelo o que gasta, o proprietário pode fazer o controle de seu gasto mensal de água.

Além disso, a individualização também reduz o consumo de energia elétrica devido à redução do bombeamento, identifica vazamentos de difícil percepção, reduz o índice de inadimplentes, garante maior satisfação dos clientes de concessionárias de água e reduz o volume de efluentes de esgotos.

Dividido em dois dias, o curso oferece palestras e debates que têm como tema as vantagens e desvantagens de cada apartamento ter o seu hidrômetros e também o uso racional da água em prédios e condomínimos.

A DAE participa no primeiro dia com a palestra do Gerente de Controles de Perdas de Água, o engenheiro Marcelo Trimboli, que vai abordar o tema “As perspectvas da DAE Jundiaí com a medição individualizada em prédios. “Com a explanação pretendemos fazer um esclarecimento quanto às vantagens da hidrometração individualizada. A DAE vai trabalhar como uma parceira no uso racional da água”, explica Trimboli .

O engenheiro ainda fala que com a nova medição a tedência é a redução no desperdício de água. “Dessa forma teremos reserva de água por mais tempo no nosso manancial. Sem dúvida é um ganho para o futuro, em longo prazo e uma atitude ecologicamente correta”.

O público alvo são construtores, projetistas, síndicos, engenheiros e mestres de obra, gestores de agências de saneamento, gestores de agências reguladores, técnicos de concessionárias de saneamento, sindicatos, estudantes de engenheira, associação dos engenheiros, associados do Consórcio da Bacial do PCJ, CREA, SECOV, CRECI, Procon e outros.

Por ser um curso informativo e não técnico podem participar pessoas que tenham interesse em conhecer e aprender um pouco mais sobre a hidrometração individualizada. O curso é gratuito e para se inscrever basta entrar no site www.agua.org.br, dúvidas no Comitê das Bacias do Piracicaba, Capivari, Jundiaí, nos telefones 19 3641-4957/6321/7694 ou via e-mail carla@agua.org.br ou marcia.kano@agua.org.br.

O “Curso de hidrometração individualizada em condomínimos verticais e horizontais” será realizado nos dias 23 e 24 de novembro, a partir das 8 horas, na Associação dos Engenheiros de Jundiaí, na Avenida Nove de Julho, 409.