Hidrômetros individuais ajudam no uso racional de água

Publicada em

O curso de hidrometração individualizada em condomínios verticais e horizontais teve início nessa quinta-feira, 23 de novembro. Realizado pela DAE S/A, Prefeitura de Jundiaí, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Atibaia, em parceria com a Agência Nacional de Águas e com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e o apoio da Associação dos Engenheiros de Jundiaí.

A mesa para a solenidade de abertura do evento foi composta pelo presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, Eduardo Felipe Oliveira, Diretor da SAAE Atibaia, Carlos Roberto Belani Gravina e o superintendente da DAE Eduardo Pereira.

Eduardo Oliveira comentou sobre a importância em se evitar o desperdício da água. “Precisamos entender que o Brasil não é o país que mais tem água, mas sim o que mais desperdiça”.

Eduardo Palhares falou sobre a importância da individualização dos hidrômetros. “Cada um tem de ser responsável pelo seu consumo de água. Vamos fazer o melhor possível para adequar Jundiaí nessa nova realidade”.

O Coordenador Geral da Agência de Água PCJ, Francisco Castro Lahóz também esteve presente no evento e alertou para o problema da escassez de água e importância do uso racional. “Hoje, a bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) apresenta uma disponibilidade de 400m3 por habitante/ano, estamos muito abaixo do limite que é de 1.500 m3 habitante/ano. Uma comparação que mostra a intensidade da escassez é com o Oriente Médio, que apresenta a média de 450m3 por habitante/ano. Isso se deve ao fato de que, apesar de possuirmos rios caudalosos, temos o 2º parque industrial do país. Assim temos de ter cada vez mais consciência e saber usar racionalmente nossa água e a hidrometração individualizada pode ajudar muito nesse sentido”, comentou.

O ciclo de palestras foi aberto por Eduardo Felipe de Oliveira, da ANA, com “Racionalização do uso da água em prédios”. Além de mostrar casos e exemplos de sucesso do uso de hidrômetros individualizados, ele também falou sobre a falta de água que já afeta o país por inteiro”.

Em seguida o Engenheiro Marcelo Trimboli, gerente de perdas da DAE inicou a “As perspectivas da DAE Jundiaí com a medição individualizada de águas em prédios”. Marcelo falou sobre alguns exemplos que a cidade já tem e também apresentou um pouco mais sobre a empresa.