Monitoramente Hidrológico do Sistema Cantareira é discutido em Jundiaí

Publicada em

A discussão acontece nesta terça-feira, 28 de novembro, no auditório do Parque da Cidade, a 41ª Reunião Ordinária da Comissão Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) e 27ª Reunião do Grupo Técnico Cantareira (GT – Cantareira), do Comitê das Bacias Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O GT-Cantareira, que faz parte da Câmara Técnica, abre a pauta e vai discutir e analisar o comunicado da Agência Nacional das Águas (ANA) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), das condições climáticas, perspectivas e tendências, com propostas de descargas dos reservatórios do Sistema Cantareira para as bacias PCJ.

Já a Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico vai debater a situação dos mananciais do sistema Cantareira. Durante a reunião os municípios colocam quais as atuais condições de qualidade e quantidade dos recursos hídricos de cada região. Caso algum dos membros não se encontre em boas condições de captação e tratamento, a Câmara tenta ajudar na solução do problema.

Segundo a representante da DAE na CT, Tânia Rita Gritti Ferrareto (Chefe do Laboratório de Controle de Qualidade da água), Jundiaí faz parte da Câmara há mais de 10 anos. “A participação de Jundiaí na CT é muito importante, não só para nossa cidade como para todos os municípios que integram. A CT faz a gestão do sistema numa região que não tem água em abundância. A câmara prima para que todos os membros tenham água, mas priorizando a qualidade”, explica Tânia. Ela ainda fala que atualmente pode-se dizer que a qualidade da água é tão importante como a quantidade. “As condições de tratabilidade são tão importantes quanto a abundância de água disponível. A região do PCJ como um todo precisa se preocupar com a qualidade”.

Jundiaí, nesta questão encontra-se numa situação privilegiada, pois além de ter uma situação confortável pelos próximos 20 anos, sem passar por momentos críticos em época de estiagem, também tem um ótimo tratamento da água a ser distribuída. Mas essa situação só é possível hoje devido à construção e futuramente à ampliação da represa de reservação.