Sede administrativa da DAE recebe o nome do engenheiro Ruy Luiz Chaves

Publicada em

Sede administrativa da DAE recebe o nome do engenheiro Ruy Luiz ChavesA sede administrativa da DAE S/A passou a chamar-se Engenheiro Ruy Luiz Chaves. A solenidade que homenageou o ex-superintendente da empresa aconteceu na manhã dessa segunda-feira (13 de novembro).

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Jundiaí Ary Fossen, o vereador Marcelo Gastaldo (representando a Câmara dos Vereadores), presidente da DAE Eduardo Santos Palhares, diretores da DAE, a esposa do Ruy Luiz Chaves, Thereza Chaves, familiares do homenageado e também o ex-vereador Felisberto Negri Neto, que foi o autor do Projeto-Lei que regulamentou a nomeação do prédio.

Ary Fossen cumprimentou a todos e lembrou que conhecia Ruy Chaves desde quando eram adolescentes. “No início da década de 50 ele jogava ping-pong no Grêmio”. Ary ainda comentou sobre a homenagem prestada. “É uma singela homenagem para o profissional que ele era”. O prefeito ainda lembrou de algumas etapas pelas quais o saneamento de Jundiaí já passou e também que sem água o ser humano não vive. “A água é um dos bens mais preciosos, não vivemos sem água. Ruyera um jundiaiense justo, que deu o melhor de si para a cidade, principalmente nessa área essencial que é o saneamento básico”.

Eduardo Palhares também salientou que há algumas coisas na cidade que precisam ser preservadas e a memória é a principal delas. “Nossa história já tem 106 anos e em determinados momentos foi necessário um homem como Ruy Chaves, com uma visão abrangente e liderando uma equipe muito competente. Ele foi o mentor intelectual das três principais obras sem as quais a DAE não estaria na posição que hoje se encontra”, explicou.

Para a esposa do engenheiro Thereza Chaves a homenagem foi merecida. “Ele gostava muito de trabalhar aqui na DAE. Além de um ótimo profissional ele também era uma ótima pessoa, que nos deixa muita saudade até hoje”, emocionou-se Thereza.

Após o breve pronunciamento das autoridades, o Prefeito Ary Fossen e a Sra. Thereza Chavez fizeram o descerramento da placa homenageando o Engenheiro Ruy Luiz Chaves.

Ruy Luiz Chaves – Três das mais importantes obras da DAE tiveram como mentor intelectual o engenheiro Ruy Luiz Chaves, ex-superintendente: a construção da represa de acumulação, adutora de 1000 mm e a adutora de 1200mm na reversão do Rio Atibaia.

Isso é o que garante a qualidade do abastecimento de Jundiaí, especialmente nos períodos de estiagem, pois a cidade não enfrenta problemas com racionamento de água.

A adutora de 1000 mm, com 4,5 Km de extensão, foi construída em 1984. Essa adutora que permite a distribuição da água em Jundiaí. Faz a ligação entre a Casa de Bombas do Jundiaí Mirim até a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú, que também se chama Engenheiro Ruy Luiz Chaves.

Em 1986 foi a vez da adutora de 1.200 mm – reverão do Rio Atibaia – ,com 10,8 Km de extensão. Por meio dessa adutora é feita a captação de água do Rio Atibaia, na cidade de Itatiba, e jogada nas nascentes do Rio Jundiaí Mirim, em Jarinu, de onde é transportada pela DAE.

O Diretor de Operações da DAE, Engenheiro Milton Takeo Matsushima, que trabalhou com Ruy Chaves, afirma que ele era um profissional muito seguro de si e com visão para o futuro. “Ele enxergava 50 anos para frente. Hoje se não tivéssemos a represa de acumulação Jundiaí não teria uma situação estável no saneamento básico e nem todo esse progresso, pois não teria condições de abrigar tantas indústrias e nem mesmo a população que a cidade comporta. As obras executadas por Ruy já têm 20 anos e sem dúvida uma sobrevida de mais 30 anos”, comenta.

Biografia – Ruy Luiz Chaves nasceu em 15 de outubro de 1930. Engenheiro civil formado pela POLI-USP foi superintendente do então Departamento de Água e Esgoto durante o período de 01 de fevereiro de 1983 e 01 de janeiro de 1989, quando o DAE ainda funcionava na Rua Zacarias de Góes. Ele também foi professor da Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti.

Casado com a senhora Tereza Chaves, o engenheiro faleceu no dia 01 de outubro de 1992, vítima de um enfarto. Seu corpo está sepultado em Jundiaí no Cemitério Nossa Senhora do Desterro.

Sede administrativa – Foi no dia 13 de novembro de 1998 que a Diretoria de Obras e Serviços mudou-se da Zacarias de Góes para essa sede administrativa, ocupando pela primeira vez o novo prédio da DAE.

Milton lembra que no dia da mudança uma forte chuva caiu e como o lugar ainda não tinha pavimentação o barro tomou conta do lugar. “Foi muito engraçado, pois afundávamos no barro”, brinca. Segundo ele a pavimentação foi feita somente com o início da estiagem, em maio de 1999. “O maior problema naquela época era conseguir entrar e sair do prédio”.

Os outros departamentos administrativos não demoraram mais de duas semanas para também se mudarem para a nova sede. A última seção a chegar na sede atual foi o setor operacional, com o término da reforma do galpão, em 1999, juntamente com a construção da oficina.

O projeto da sede administrativa é de Arakem Martinho, o mesmo arquiteto que projetou o Paço Municipal.