DAE conclui reforma, remodelação e moderniza todo o sistema da Casa de Bombas da Estação.

Publicada em

A DAE concluiu o planejamento das obras de reforço no abastecimento do Vetor Oeste da cidade, aumentando a oferta de água para a região. Dentre elas, reinauguração da Estação de Tratamento de Água do Eloy Chaves, que acontecerá neste sábado, dia 16, às 10 horas, na sede da ETA, na rua Benedito Storani, sem número (próximo a Praça das Mães) com a presença do prefeito Ary Fossen.

Com investimento total de 550 mil reais, as obras beneficiam cerca de 21 mil residências e pontos comerciais da grande região abastecida pela Estação de Tratamento de Água do Eloy Chaves. “Esta é mais uma obra realizada visando o crescimento sustentado do município. A região tem se expandido muito nos últimos anos, sinalizando grandes aumentos no consumo. Com este reforço podemos garantir o fornecimento de água com tranqüilidade para mais de 20 mil famílias”, explica Eduardo Pereira, diretor superintendente da DAE.

Os bairros beneficiados com o reforço são: Eloy Chaves; Medeiros; Jardim Ermida I; Jardim Ermida II; bairro Ermida; Jardim Carolina; Jardim Sarapiranga; Jardim Tereza Cristina; Residencial Jundiaí; Jardim Tanus; Chácara Primavera; Jardim Natália e adjacências.

Reforma e remodelação da Estação

A obra compreendeu a ampliação da Casa de Bombas, responsável pela distribuição da água para a região. Antes da reforma a capacidade de distribuição era de 40 l/s. Com a instalação do novo conjunto de bombas sua capacidade máxima passou para 60 l/s. O conjunto foi todo automatizando, controlado pelo sistema de Telecomando (operação à distância).

Antigamente a Casa de Bombas do Eloy era operada manualmente representando um gasto de 27 mil reais por mês em mão-de-obra, 324 mil reais por ano. Com a modernização esse custo reduziu significativamente.

Na compra dos novos equipamentos,a DAE investiu cerca de 400 mil reais. As obras de remodelação da ETA Eloy Chaves, que foi inaugurada em 27 de dezembro de 1996, também foram concluídas. Após a ampliação da Casa de Bombas e modernização do o sistema de Telecomando, o complexo passou por nova pintura, serviço interno de paisagismo e jardinagem com o plantio de 1 mil m² de grama. “Estas obras de infraestrutura são importantes para a manutenção da qualidade dos serviços prestados. Com a reformulação estamos ampliando e modernizando nossa capacidade operacional”, afirma Eduardo Pereira.

Envase de água

A água tratada pela DAE vai, em breve, será envasada na ETA do Eloy Chaves. A DAE já começou a estudar a possibilidade de comprar uma máquina para colocar a água tratada pela empresa em copo de plásticos descartáveis, que serão distribuídos exclusivamente para eventos públicos de fundo institucional.

Um dos objetivos principais do envase da própria água é valorizar o trabalho dos funcionários e das equipes da DAE e mostrar a população a dedicação de todos por meio da água tratada com qualidade para consumo humano.