Semana terminou com o concurso de paródias

Publicada em

vA 15ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da DAE terminou ontem e, o ponto mais esperado do evento foi o concurso de paródias, que classificou três funcionários.

No total foram 10 participantes que adaptaram o tema “Segurança no trabalho” em letras de músicas de artistas como Zé Ramalho, Tonico e Tinoco, banda Calypso, entre outros.
Das 8 às 14 horas, ficou exposto o “túnel da insegurança”, caracterizado pela presença de fotos de acidentes que podem acontecer quando não há consciência e prevenção no local do trabalho.
Às 13h15, o engenheiro e responsável pelo departamento de Gerência de Segurança do Trabalho (GST), Antonio Razera, falou sobre os balanços dos acidentes de trabalho da DAE. Segundo levantamentos da gerência de segurança do trabalho da DAE durante os meses de chuva (entre dezembro e fevereiro) os funcionários devem ter mais cuidados, pois é o período que mais acontecem acidentes.
Razera também comentou sobre os acidentes que mais afastam os funcionários do trabalho. Mais de 50% dos dias perdidos, segundo o levantamento, é devido a problemas de lombalgia, que inclui torções, mau jeito e problemas com postura. “Em primeiro lugar é preciso consientização e antes de executar qualquer procedimento é preciso pensar muito antes, para fazer de maneira correta, para não haver riscos”, enfatizou.
A 15ª SIPAT da DAE teve início na segunda-feira, dia 27 de novembro, com o tema Ergonomia, no qual através de uma apresentação do teatro “Fábrica de Segurança”, realizado pela empresa Qualivida Assessoria e Serviços LTDA, destacou através dos seus personagens: Kid Acidentado, Zé Orêia, Lindomar Gostosão, Curió Curioso e Will Stressado, diversos tipos de comportamentos e como devemos fazer para lidar com eles.
O palestrante também desenvolveu uma apresentação com a mostra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) mostrando não apenas como utilizá-los, mas também a necessidade e importância dos mesmos para a saúde e integridade do próprio funcionário.
Na terça-feira, o tema foi Doenças Sexualmente Transmissíveis, com exposição de stand científico. Ministrada pelo bioquímico Ricardo Borges, da empresa Qualivida Evento, a palestra foi apresentada de maneira dinâmica com a participação dos funcionários e teve por objetivo conscientizar, de maneira eficaz, as mensagens apresentadas.
Na quarta-feira os temas apresentados foram: motivação, entusiasmo, auto-estima, otimismo, stress. Os assuntos foram abordados de maneira interessante e engraçada pela empresa Movimento, Arte e Comunicação Moviarte, que trouxe as personagens Desmotivilda e Medolina.