As fortes chuvas que estão acometendo a cidade no mês de janeiro deste ano estão causando diversos estragos nas redes de água e esgoto de todo o município. Até agora, já foram mais de 360 mm de chuvas registrados em Jundiaí.
A população acaba por sentir os efeitos da forte vazão de chuva com o rompimento de redes e retorno de esgoto. Segundo o Diretor de Manutenção e Obras da DAE, Antonio Araújo, muitos casos de rompimento das redes são devido às ligações irregulares de águas pluviais e também os detritos e lixos jogados erroneamente nas mesmas. “Quando chove muito as redes sobrecarregam e acontecem os entupimentos, como conseqüência do retorno de esgoto”.
Exemplo do problema está no Jardim Tulipas, na Avenida Avelino Martins, onde a DAE iniciou na última semana o reparo de 150 metros de tubulação da rede de esgoto, que foi danificada devido às ligações irregulares e às fortes chuvas. “Outro problema que está prejudicando as redes são os despejos de detritos e lixos irregulares na rede. Hoje, por exemplo, nossa equipe retirou um bicho de pelúcia e garrafas plásticas de dentro das redes”.
A DAE pede a colaboração dos moradores, evitando jogar detritos nas redes e verificado se a ligação de águas pluviais está correta, permanecendo separada do esgoto.
Além de causarem rompimentos e interrupções nas redes, as chuvas deste ano também estão caindo regularmente. “Temos chuvas quase todos os dias e são poucos os momentos de sol, sendo assim o solo não seca, permanecendo úmido e dificultando o trabalho das equipes”, lembra Araújo.
As redes de água também estão sendo danificadas devido às fortes chuvas. Nesses casos o problema está na instabilidade das encostas e beiras de rios. “A forte vazão de água faz com que o talude ceda, desça e leve junto com toda a terra as adutoras que abastecem as construções”, explica o diretor.
Com as chuvas do último final de semana duas adutoras romperam, uma no bairro do Anhangabaú que abastece a região da Quinta das Videiras, Malota, Uirapuru e outra perto da Rodovia João Cereser, responsável pela região do Parque da Represa. “Devido a esses reparos ocorreram algumas interrupções no abastecimento de água. O problema já foi resolvido, mas vale salientar que precisamos contar com a compreensão e principalmente colaboração de toda população”, finaliza Antônio.