Chuvas agravam problemas com retorno de esgoto quando há ligações irregulares de águas pluviais nas redes

Publicada em

Chuvas agravam problemas com retorno de esgoto quando há ligações irregulares de águas pluviais nas redesAs fortes chuvas que estão acometendo a cidade no mês de janeiro deste ano estão causando diversos estragos nas redes de água e esgoto de todo o município. Até agora, já foram mais de 360 mm de chuvas registrados em Jundiaí.

A população acaba por sentir os efeitos da forte vazão de chuva com o rompimento de redes e retorno de esgoto. Segundo o Diretor de Manutenção e Obras da DAE, Antonio Araújo, muitos casos de rompimento das redes são devido às ligações irregulares de águas pluviais e também os detritos e lixos jogados erroneamente nas mesmas. “Quando chove muito as redes sobrecarregam e acontecem os entupimentos, como conseqüência do retorno de esgoto”.

Exemplo do problema está no Jardim Tulipas, na Avenida Avelino Martins, onde a DAE iniciou na última semana o reparo de 150 metros de tubulação da rede de esgoto, que foi danificada devido às ligações irregulares e às fortes chuvas. “Outro problema que está prejudicando as redes são os despejos de detritos e lixos irregulares na rede. Hoje, por exemplo, nossa equipe retirou um bicho de pelúcia e garrafas plásticas de dentro das redes”.

A DAE pede a colaboração dos moradores, evitando jogar detritos nas redes e verificado se a ligação de águas pluviais está correta, permanecendo separada do esgoto.

Além de causarem rompimentos e interrupções nas redes, as chuvas deste ano também estão caindo regularmente. “Temos chuvas quase todos os dias e são poucos os momentos de sol, sendo assim o solo não seca, permanecendo úmido e dificultando o trabalho das equipes”, lembra Araújo.

As redes de água também estão sendo danificadas devido às fortes chuvas. Nesses casos o problema está na instabilidade das encostas e beiras de rios. “A forte vazão de água faz com que o talude ceda, desça e leve junto com toda a terra as adutoras que abastecem as construções”, explica o diretor.

Com as chuvas do último final de semana duas adutoras romperam, uma no bairro do Anhangabaú que abastece a região da Quinta das Videiras, Malota, Uirapuru e outra perto da Rodovia João Cereser, responsável pela região do Parque da Represa. “Devido a esses reparos ocorreram algumas interrupções no abastecimento de água. O problema já foi resolvido, mas vale salientar que precisamos contar com a compreensão e principalmente colaboração de toda população”, finaliza Antônio.