Muita gente ainda não sabe a diferença entre águas pluviais (água da chuva) e água servida (água da pia, da máquina de lavar, do tanque, vaso sanitário e a água do banho) e acabam ligando a água de chuva na rede de esgoto.
As redes foram projetadas para receber apenas o volume de esgotos, sua sobrecarga causa vários problemas, como por exemplo: transbordamentos nas estações de tratamento; rompimento de redes coletoras de esgoto; entupimentos no sistema; aumento do custo dos serviços de manutenção; retorno de águas poluídas para dentro das casas.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maior causa de doenças no primeiro ano de vida infantil se deve a patologias transmitidas por água contaminada. Colabore, não jogue absorventes, preservativos, tubos de pasta de dente, lixo ou outros objetos no vaso sanitário. Restos de comida devem ir para o lixo. A pia não é o lugar adequado para isso, a manutenção e limpeza da caixa de gordura devem ser feitas com freqüência para que a gordura proveniente da pia da cozinha não alcance as redes coletoras. Para fazer a limpeza, pegue uma pá e retire a gordura endurecida da parte superior da caixa. Embale tudo em um saco plástico e jogue no lixo.
Nunca jogue entulho ou carcaças de animais nos postos de visita do sistema de esgoto, nem dentro de rios; procure utilizar produtos biodegradáveis; não deixe ralos ou tanques descobertos no quintal e canalize a água das chuvas do telhado para a rua. Rede de esgoto é obra cara, mas indispensável. Sem ela, não existe qualidade de vida!
Lembre-se: A ligação da água de chuva na rede de esgoto é proibida por lei. Ela deve ser jogada na sarjeta para ser escoada através da galeria de águas pluviais (bocas-de-lobo) construída pela prefeitura. Evite problemas com multas e corte de água!