ETA do Anhangabaú economiza 1500 m3 de água diariamente

Publicada em

ETA do Anhangabaú economiza 1500 m3 de água diariamenteA DAE já vem, há algum tempo, fazendo o reaproveitamento de uma média 1.500 m3 de água diariamente na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA). Essa economia deve-se ao fato da reutilização da água que é reaproveitada após a limpeza dos filtros.

Ao todo são oito (08) tanques que fazem a filtração, no processo de tratamento de água. Para a limpeza de cada um é utilizado aproximadamente 300 m3 de água. Diariamente cinco filtros são lavados, totalizando 1.500 m3 de água.

Para a lavagem é fechada a passagem de água que ainda está em processo de tratamento. Depois disso, é ligado o soprador que agita as águas do tanque, fazendo com que os fólicos se desprendam e assim possam ser eliminados. Depois disso o tanque recebe a água já tratada e armazenada no reservatório, fazendo assim a limpeza dos tanques. Essa água, misturada aos fólicos que foram soltos, é jogada num tanque, onde passa pelo processo de decantação.

É essa água que é reaproveitada. Depois de decantar e os fólicos serem depositados no fundo do tanque, a mesma água é devolvida para a estação e passa novamente por todo o processo de tratamento.

Essa economia, em números, representa a quantidade média que é preciso para abastecer uma média de 1.500 residências, diariamente.