DAE S.A comemora “Dia Mundial da Água” com extensa programação

Publicada em

DAE S.A comemora “Dia Mundial da Água” com extensa programaçãoParque da Cidade

No Parque da Cidade a comemoração aconteceu das 8 às 17 horas com palestra sobre a qualidade da água de Jundiaí e soltura de cerca de dois mil alevinos na represa, além de teatro com o tema água. Participaram do evento 98 alunos da EMEB Pedro Clarismundo Fornari, do Rio Acima.

DAE S.A

A DAE S.A divulgou nas margens do rio Jundiaí-Mirim o balanço de dois anos do projeto “De Olho na Bacia”, que tem por objetivo fiscalizar as áreas de mananciais do rio Jundiaí-Mirim. Lançado há dois anos o programa já ingressou com 109 ações ambientais, compreendendo ações de demolição, de nunciação de obra nova, ações de obrigação de fazer e ações de obrigação de não fazer. Dessas ações a Assessoria Jurídica da DAE já conseguiu celebrar 29 acordos.

Nos termos a DAE propõe que os indiciados têm o prazo de seis meses para regularizar tanto o parcelamento de solo clandestino quanto as construções irregulares junto aos órgãos públicos competentes. O prazo ainda pode ser prorrogado por mais seis meses no caso de mora (culpa, atraso) da Administração Pública. Decorrido o prazo sem que o réu comprove a regularização, haverá a demolição das construções.

Até agora três construções foram demolidas e recentemente a Assessoria Jurídica venceu mais uma ação de demolição, mas o réu recorreu e a demolição ainda não pode ser realizado. Encontrado-se o processo pendente no julgamento do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Segundo Eduardo Palhares, diretor presidente da DAE, com a implantação do “De Olho na Bacia” foi constatada a paralisação de parcelamento de solo clandestinos, assim como as construções ilegais na área da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim. “A proliferação de loteamentos clandestinos e de construções irregulares está sendo controlada, garantindo-se maior proteção aos recursos hídricos do município”, afirmou.

Segundo João Viveiros, da Gerência de Proteção aos Mananciais o resultado foi positivo. “O grande mérito do Programa foi fazer a fiscalização nas áreas de mananciais a ser percebido e sentido, dando a visão de que a legislação de proteção ambiental tem que ser respeitada e cumprida. Conseguimos paralisar os processos de degradação das áreas de mananciais com a paralisação da proliferação dos parcelamentos irregulares de solo nessas áreas, paralisação das construções nos parcelamentos já consolidados e a conscientização das populações já estabelecidas nesses parcelamentos de que teriam que se articular para regularizarem dentro das legislações vigentes”.

Na ocasião o prefeito Ary Fossen e Eduardo Palhares homenagearam as famílias Spiandorello, Mingoti e Maziero como “Amigos da Natureza”. “Fico feliz com a iniciativa da DAE quando falamos em saneamento e preservação do meio ambiente, e m orgulho de poder ser amigo de pessoas como essas três famílias que se preocupam muito com a natureza e com os nossos mananciais”, comentou o prefeito.

Caminhões-pipa

Na ocasião também foram entregues dois caminhões-pipas, em aço inox. Os caminhões da marca Mercedez Benz, modelo 1518, têm capacidade para transportar carga útil de 10.370 quilos.
O sistema de transporte da água é pelo pipa, com aço inox inoxidável escovado, adaptado na norma ASTM 304 com espessura de três milímetros, diâmetro de 1.600 metros e capacidade de até sete mil litros, com dois quebras ondas, boca de visita de 500 milímetros que permite a entrada de uma pessoa para a higienização do mesmo.
O sistema conta ainda com válvulas de carga e descarga, em aço inox, válvulas especiais e mangote quatro polegadas, carretel traseiro com 50 metros de mangueira, com sistema se descarga para encher caixas d’água, pistola para lavagem de ruas, além de bomba centrífuga de sucção e recalque com capacidade de 50 mil litros por hora e coluna d’água de 20 metros de altura podendo descarregar e carregar o tanque em aproximadamente oito minutos.
Outro destaque do sistema dos caminhões é a iluminação para operação noturna, sistema hidráulico para toda a operação (desde o acionamento da bomba até a movimentação do carretel, enrolando e desenrolando a mangueira), válvula de alívio de pressão, com retorno da água para o tanque quando a descarga é interrompida e, escada de acesso e plataforma com corrimão para segurança.

Mais parceria

A DAE S.A também realizou parceria com o Sesi no projeto “Água é Vida, cuide desse bem”, uma campanha que visa o trabalho de conscientização da importância da água.
Segundo o diretor do Sesi, Paulo Sérgio Casaqui, a cidade tem a obrigação de lembrar esse dia, devido aos importantes mananciais presentes. “Como trabalhamos com educação vamos usar esse meio para a conscientização. Começaremos internamente, primeiro com os educadores, para depois transmitirmos aos alunos, funcionários e freqüentadores da nossa unidade”.
O diretor superintendente da DAE Eduardo Pereira esteve presente e comentou sobre a escassez da água. “Sabemos que o problema está cada vez mais crítico. Iniciativas multiplicadoras como a que o Sesi está realizando são importantes para nos ajudar no trabalho de conscientização do uso racional da água que a DAE desenvolve”, comentou.
Também foi apresentada a parceria com a empresa Opersan (serviços ambientais – reciclagem de lodo de esgoto) para implantação do Sistema de Gestão Ambiental, um projeto piloto e praticamente inédito em unidades de ensino.
Depois a Engenheira Química e Chefe do Laboratório da DAE Tânia Rita Ferraretto ministrou palestra que explicou todo o ciclo do tratamento da água em Jundiaí, além do tratamento de esgoto e também medidas que podem ser tomadas para diminuir o desperdício de água.