DAE interdita rua Augusto Offa nesta sexta-feira

Publicada em

A DAE S.A estará nesta sexta-feira, dia 6, das 8 às 16h30, em obras na rua Conrado Offa, entre as ruas 11 de Junho e Mario Borin. Trata-se de uma desobstrução da rede de esgoto na localidade. A alternativa para quem depende do trânsito para a Avenida Nove de Julho são as ruas Anchieta, Coronel Leme da Fonseca e rua do Retiro.

A DAE informa que a rede de esgoto foi feita só para receber esgoto e nada mais. Infelizmente, muitos usam a rede de forma errada, mandam por ela o que deveria ir para o lixo. Restos de comida devem ir para o lixo. A pia não é o lugar adequado para isso, a manutenção e limpeza da caixa de gordura devem ser feitas com freqüência para que a gordura proveniente da pia da cozinha não alcance as redes coletoras. Para fazer a limpeza, pegue uma pá e retire a gordura endurecida da parte superior da caixa. Embale tudo em um saco plástico e jogue no lixo.

Colabore, não jogue absorventes, preservativos, tubos de pasta de dente, lixo ou outros objetos no vaso sanitário. As redes foram projetadas para receber apenas o volume de esgotos, sua sobrecarga causa vários problemas, como por exemplo: transbordamentos nas estações de tratamento; rompimento de redes coletoras de esgoto; entupimentos no sistema; aumento do custo dos serviços de manutenção; retorno de águas poluídas para dentro das casas.

Nunca jogue entulho ou carcaças de animais nos postos de visita do sistema de esgoto, nem dentro de rios; procure utilizar produtos biodegradáveis; não deixe ralos ou tanques descobertos no quintal e canalize a água das chuvas do telhado para a rua. Rede de esgoto é obra cara, mas indispensável. Sem ela, não existe qualidade de vida.

Outro agravante é que muita gente ainda não sabe a diferença entre águas pluviais (água da chuva) e água servida (água da pia, da máquina de lavar, do tanque, vaso sanitário e água do banho) e acabam ligando a água de chuva na rede de esgoto. Lembre-se: A ligação da água de chuva na rede de esgoto é proibida por lei. Ela deve ser jogada na sarjeta para ser escoada através da galeria de águas pluviais (bocas-de-lobo) construída pela prefeitura. Evite problemas com multas e corte de água!