Integrantes da CIPA/DAE participam de curso sobre normas e procedimentos de segurança

Publicada em

Integrantes da CIPADAE participam de curso sobre normas e procedimentos de segurançaOs integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da DAE S.A. participam, do “Treinamento de CIPA, formação de Cipeiros”, ministrado pelo consultor Antonio Lança.

Segundo Lança serão passadas aos funcionários informações sobre a NR5, a atividade dos Cipeiros dentro da empresa. “Pode-se dizer que a CIPA tem como principal objetivo a preocupação com o direito do trabalhador em viver num ambiente sadio e seguro considerando um dos direitos fundamentais do homem. E é sobre isso que nossas palestras abordam”, comentou.

Dentro do programa do curso, os novos cipeiros aprendem sobre estudo do meio ambiente de trabalho (riscos ambientais); metodologia de análise e investigação de acidentes, noções sobre acidentes e doenças de trabalho; noções de síndrome de imuno deficiência adquirida (AIDS); noções de legislação trabalhista e previdenciárias; princípios gerais de higiene do trabalho e organização da CIPA. O curso tem duração total de 20 horas.

O consultor ainda enfatizou que além dos pontos abrangentes com relação à CIPA as palestras também abordam outras áreas. “Estamos direcionando também para o comportamento interpessoal, mudança de atitudes na relação entre pessoas, melhoria e aprendizado para maior rendimento na empresa”.

Lança ainda comentou sobre os funcionários da DAE. “Todos estão tendo uma atuação positiva, que certamente vai contribuir para a CIPA e para a segurança de todos os funcionários, incluindo para as equipes externas”.

Para o presidente da CIPA José Dib Junior, o curso é muito importante na mudança dos integrantes dessa gestão da comissão. “Todos estão aprendendo ou revendo as normas e procedimentos de segurança”. Dib ainda afirma que o novo grupo que compõem a CIPA está mais completo. “Agora temos a participação de funcionários de diversos setores como administrativo, operacional, unidades externas como Estação de Tratamento, assim nossa abrangência é maior e nossa atuação mais forte”, afirmou.