A DAE está executando, por toda a cidade, algumas obras preventivas que visam evitar futuros problemas, principalmente nas redes de esgoto em épocas de chuvas.
Nesta semana duas obras estão sendo executadas, na Vila Nambi e no Jardim Tamoio, nas proximidades do antigo hospital psiquiátrico. Nestes locais o processo utilizado é conservador e não quebra calçadas e ruas, pois toda a tubulação é implantada embaixo do asfalto.
Segundo o Diretor de Manutenção e Obras da DAE Antonio Amaral esse processo é muito utilizado em áreas de difícil acesso e também em locais com muito trânsito. “No caso da Vila Nambi, onde estamos trabalhando atualmente, esse método foi escolhido porque a rede vai atingir uma área com presença de encosta e de difícil acesso, além de precisar passar por dentro de propriedades particulares”, comentou.
Para a execução de obras de processo conservador é utilizado um maquinário diferente, chamado ‘Perfuratriz’, que faz a escavação por dentro do terreno e depois é instalada a tubulação. “Em locais com muita presença de pedras não podemos executar esse tipo de obra”, afirmou.
Outro diferencial está no material utilizado. “Para a instalação desse tipo de rede também é diferenciado. Usamos o PAD (Polietileno de Alta Densidade), que é mais resistente, flexível e o único que permite que seja feita a solda em eletrofusão (que utiliza o calor e o próprio material para fazer a solda), pois nesse tipo de obra temos que utilizar uma tubulação inteiriça, sem divisões”. Em ambas as obras, Vila Nambi e Jardim Tamoio são 150 metros de rede, em cada bairro que está sendo remanejada.