Em comemoração aos 50 anos da Banda São João Batista, acontece o “Encontro Musical”, no próximo domingo, 17 de junho, a partir das 10 horas, no Palquinho do Parque da Cidade.
O evento é uma homenagem ao aniversário da tradicional banda jundiaiense. A programação tem início com a Corporação Musical União Charqueadense – Charqueada – SP. Em seguida, às 11 horas, o Coral Santa Cecília do grupo da 3ª idade da SEMIS (Secretaria Municipal de Integração Social) apresenta-se para o público. Já o encerramento fica por conta da Corporação Musical União dos Artistas, de Itu.
A banda não se apresenta durante o evento, segundo o presidente da Associação Musical São João Batista Henrique Jahnel Crispim, é um evento em que outros grupos homenageiam a banda São João Batista. “Todos os membros estarão presentes, mas apenas para receber a homenagem”, explica.
Histórico – Atualmente regida pelo Maestro Jássen Feliciano, a Banda São João Batista comemora 50 anos de existência no dia 24 de junho.
A banda surgiu devido à iniciativa do Padre Ângelo Cremonti, sacerdote italiano e amante da música. Na época a Ponte São João já era mais que uma pequena colônia italiana. Alegre e muito marcada pela religião os moradores consideram um problema não ter uma banda para acompanhar suas procissões. Na época o município contava apenas com duas bandas musicais, que atendiam as procissões do centro e da Vila Arens, nascendo assim a Banda São João Batista, para atender o bairro Ponte São João.
Em agosto de 1960, a Banda, passou a ter personalidade jurídica, transformando-se na Sociedade Musical São João Batista, após eleger sua primeira diretoria, presidida por Moisés Tomazzi.