Obras de duplicação da represa de acumulação estão em andamento

Publicada em

Obras de duplicação da represa de acumulação estão em andamentoAs obras da primeira fase da duplicação da Represa de Acumulação da DAE foram iniciadas na semana do dia 04 de junho. Começando pelo alteamento da estrada do Pinheirinho, primeiramente está sendo executada a limpeza do terreno para posteriormente ser feita o aterramento da estrada (veja álbum de fotos).

Além da limpeza também está sendo feito o estudo da topografia do terreno. “Esse trabalho é realizado para sabermos a posição correta e a altura exata e adequada da estrada, que vai passar ‘pelo meio da represa’. No ponto mais alto iremos aterrar 2,70 metros da estrada em relação ao leito atual”, explica o engenheiro João Viveiros.
Atualmente a represa está na cota de 710 metros. Segundo João Viveiros o projeto é que nível suba mais 3 metros. “Nós só poderemos utilizar a cota total quando as obras estiverem finalizadas, pois se fizemos isso hoje o leito será inundado. Também temos a previsão de uma margem livre que poderá chegar a 715 metros em épocas de chuvas, evitando o transbordamento e desperdício, além de aumentarmos nossa capacidade de armazenamento”.
A próxima fase da obra é fazer o aterro e a ponte para a passagem por cima do Rio Jundiaí-Mirim e uma faixa de mata existente nas proximidades. “Por ser uma APP – Área de Proteção Permanente, estamos aguardando a liberação do DPRN, que solicitou alguns documentos extras”, informa o engenheiro.
Com previsão de término para cinco meses, a obra na estrada do Pinheirinho está orçada em R$ 593.679,80 mil. Esse valor está sendo investido pela DAE e entra na contrapartida do conjunto de obras a serem desenvolvidas com a verba do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, anunciando pelo governo municipal em março desse ano.
Além dessa obra também faz parte da primeira fase a construção do extravasor da barragem, as desapropriações e o alteamento da Estrada de Itatiba, obra a cargo do Governo do Estado de São Paulo.
A ampliação da represa visa antecipar a demanda futura de abastecimento e dar continuidade ao planejamento das ações da DAE para garantir água com qualidade para os próximos 100 anos.
Dados – A represa de acumulação ocupa hoje uma área de 1,4 milhão de m2 e volume de 5,5 bilhões de litros. Após a conclusão das obras de duplicação passará a ter capacidade de 12,5 bilhões de litros de água. Para a execução das obras são investidos R$ 15 milhões, incluindo as desapropriações, que estão em andamento.