Mesmo com chuva Sarau Terapêutico é um sucesso

Publicada em

Mesmo com chuva Sarau Terapêutico é um sucessoNem a chuva desanimou o Clube da Terceira Idade da Semis – Secretaria Municipal de Integração Social – que participou do Sarau Terapêutico, que aconteceu na última quarta-feira (25), no auditório da administração do Parque da Cidade.

O encontro contou com cerca de 20 associados que aproveitaram para mais uma troca de experiências entre os participantes, além de oportunidade para conhecer novas práticas como capoeira e reiki. Confira mais fotos.
A primeira atividade executada pelos idosos foi a capoeira. A aula demonstrativa foi ministrada pela voluntária e estudante de educação física Marijara Silva Leopoldine, que tem um trabalho de capoeira voltado especialmente para a terceira idade, que é supervisionado pelo Professor Cassiano Coradi, do Centro Integrado de Capoeira.
“Conheci esse trabalho e o de capoeira adaptado para deficientes no Rio de Janeiro e resolvi implanta-lo em Jundiaí e para isso contei com o total apoio da Marlene (Coordenadora do Clube da Terceira Idade)”, conta Marijara.
A professora iniciou a aula com a história da capoeira, em seguida realizou um alongamento e aquecimento com todos os participantes e somente depois começou a ensinar os movimentos básicos do esporte e também uma breve noção sobre os ritmos e músicas.
“Como para esse grupo a atividade é diferenciada estou trabalhando ainda mais em conjunto com a educação física, principalmente respeitando os limites e a individualidade biológica de cada participante. A idéia desse trabalho é realizar o resgate do equilíbrio e fortalecimento que se perde com o passar da idade. Além disso, também ajuda na socialização, pois infelizmente, muitos idosos são esquecidos e deixados de lado pela própria família”, explica a professora.
Após a breve aula Marijara fez uma apresentação com um dos monitores do Parque da Cidade, apenas para que o grupo pudesse conhecer um pouco mais do esporte. Mas em seguida foi a vez dos idosos entrarem na roda. A primeira a participar foi Lindalva Farias, uma simpática e ativa senhora que se orgulha dos seus 71 anos de idade.
Lindalva participa de muitas atividades no Clube e pretende incorporar a capoeira às suas aulas. “Achei essa atividade ótima, sou baiana e já conhecia, mas ainda não havia praticado. Essa oportunidade foi maravilhosa e vou me empenhar para conhecer cada vez mais, pois nossos limites físicos estão sendo respeitados”, conta a jovem senhora que ainda salienta “Quero aproveitar e também aprender a tocar berimbau”.
A coordenadora do Clube da Terceira Idade, Marlene Levenaro Bodelaci conta que a capoeira é mais uma situação agradável e diferente oferecida para os participantes do Clube. “Nossas atividades têm sempre o objetivo de tornar nossos senhores em jovens felizes. Depois de um dia agradável como o de hoje todos voltam para suas casas mais leves e felizes, pois unimos arte, cultura, dança, música e diversão”.
Além da aula de capoeira o grupo também participou de brincadeiras com os estagiários do Parque da Cidade e de uma vivência de reiki. Para finalizar os participantes fizeram a saudação ao sol, que logo em seguida apareceu rapidamente para a alegria de todos os participantes.