Adolescentes do Varjão participam de primeira aula de remo no Parque da Cidade

Publicada em

Adolescentes do Varjão participam de primeira aula de remo no Parque da CidadeA quinta-feira de muito sol foi o dia perfeito para 15 crianças do Varjão (Jardim Novo Horizonte), que tiveram contato pela primeira vez com um esporte náutico, o caiaque. A atividade faz parte de uma parceria realizada entre o Lions Clube Jundiaí Oeste, Companhia de Saneamento de Jundiaí, Casa da Fonte, Complexo Educacional, Cultural e Esportivo “José De Marchi”, ONG Velas do Japi e o Parque da Cidade.

O entusiasmo, expectativa e curiosidade eram visíveis nos olhos dos adolescentes, que receberam os coletes salva-vidas antes mesmo de qualquer aprendizado.

As primeiras instruções e regras foram passadas pelo vice-presidente do Lions e diretor de remo da Velas do Japi, Germano Wiedenbruo. Depois das primeiras orientações Germano deixou que os jovens tivessem seu primeiro contato com o equipamento. “Não adianta tentarmos passar muita coisa teórica, tínhamos que deixa-los sentir o caiaque na água e acabar um pouco com a ansiedade”, comenta o diretor.

Um dos alunos foi o garoto Rodrigo Bessa, que já afirma que vai freqüentar todas as aulas. “Estou gostando muito. É muito legal, interessante e bacana é um esporte diferente dos outros. Essa oportunidade caiu como uma luva para mim, pois sempre quis fazer alguma atividade esportiva na água”, diz com empolgação.

Mas não é somente sobre remo que Rodrigo e seus amigos vão aprender. Germano explica que a idéia é aplicar um curso mais completo, no qual os adolescentes também aprenderão sobre meio ambiente, doenças sexualmente transmissíveis, além de passarem por um controle médico. “Queremos unir várias atividades e oferecer uma nova oportunidade para essa juventude, não deixa-los sem ocupação. No começo será apenas uma aula por semana, no entanto, se a iniciativa realmente der certo podemos, no futuro, montar um clubinho, descobrir talentos e até incentiva-los a participarem de competições”.

Para o administrador do Centro Esportivo, Ivaldo Milharci, o Cuca, essa oportunidade do contato com esportes náuticos é única para seus alunos. “Se não fosse esse programa e a concretização da parceria entre diversas entidades eles dificilmente teriam acesso a uma prática como essa. Eles estão conscientes de que são privilegiados e precisam aproveitar o que está sendo oferecido”.

Parceria – As aulas acontecerão todas as quintas-feiras, das 14h às 16h. A realização do projeto só é possível devido à parceria firmada. O Parque da Cidade cede a área para uso da ONG Velas do Japi, que por sua vez, libera os instrutores de remo, já o Lions Clube Jundiaí Oeste fez o investimento para a aquisição dos barcos e a Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ – Casa da Fonte) investe no transporte a alimentação das crianças.

De acordo com o administrador do Parque da Cidade, Fábio Gaspar, essa iniciativa é muito positiva. “Essa é uma atividade social já prevista no contrato de cessão de área para a Velas do Japi e que com certeza vai trazer bons frutos para todos. A oportunidade de contato com um esporte náutico está chegando a jovens mais humildes. Sabemos que muitos nomes do nosso esporte vieram de situações financeiras menos favorecidas. Sem dúvida podemos ter chances de descobrir um atleta com grande potencial para o remo com essa ação”, finaliza.