DAE tem sistema de automação completo

Publicada em

DAE tem sistema de automação completoA DAE é a única empresa de saneamento no Brasil que tem sistema de automação completo no abastecimento de água. A automação é completa pois desde o último mês as bombas que fazem a reversão do rio Atibaia, que ficam a 40 Km, também fazem parte do sistema. Ao todo são 27 unidades (bombas e reservatórios) controladas à distância, garantindo a população jundiaiense tecnologia de primeiro mundo.

Para a automação da reversão no Atibaia foram investidos aproximadamente 230 mil reais. De acordo com o Diretor de Operação, engenheiro Milton Takeo, antes desta modernização a reversão era operada manualmente. “Um funcionário era responsável por abrir ou fechar registros, ligar ou desligar bombas para manter estável o nível dos reservatórios. A partir da automação tudo é computadorizado e controlado via on-line pela nossa central, que fica na sede da DAE”, explicou.

Automação

A telemetria é o monitoramento à distância já o telecomando é o comando à distância. Juntas essas duas tecnologias resultam na automação do sistema que controla o abastecimento da cidade. Os funcionários que a operam são responsáveis pelo gerenciamento da distribuição de água no município. Por meio de computadores, eles monitoram, 24 horas, os níveis dos reservatórios, a quantidade de água que está sendo consumida por cada região da cidade, a pressão da rede e o funcionamento das bombas, podendo, por exemplo, com um clique do mouse, parar ou acionar uma linha de distribuição.

O sistema utilizado atualmente consiste na comunicação entre as unidades via rádio. Um sistema eletrônico é instalado no local a ser monitorado, e via modem ele encaminha as informações aos computadores da sede. Por meio dos computadores a empresa controla com precisão o fluxo da água que está sendo distribuída para toda a cidade, podendo interferir à distância no sistema, conforme a necessidade e verificando inclusive se há vazamentos na rede de distribuição.