Alunos da aula de caiaque recebem carteirinha da ONG Velas do Japi

Publicada em

Alunos da aula de caiaque recebem carteirinha da ONG Velas do JapiNem o dia nublado e uma leve chuva atrapalharam a felicidade e alegria de 15 crianças do Varjão, que participaram do curso de esporte náutico, oferecido gratuitamente por meio de uma parceria entre o Lions Clube Jundiaí Oeste, Companhia Saneamento de Jundiaí, Casa da Fonte, Complexo Educacional, Cultural e Esportivo “José de Marchi”, a ONG Velas do Japi e o Parque da Cidade.

O curso teve início em 16 de agosto, numa bela tarde de sol. E se na primeira aula os olhos brilhavam perante a grande expectativa do que estava por vir, no encerramento o brilho continuava. Mas dessa vez mostrando satisfação, orgulho e sentimento de tarefa cumprida, não somente para os alunos, mas também para todos os envolvidos no projeto.
Em uma simples e breve cerimônia os adolescentes receberam suas carteirinhas da Velas do Japi, com elas estão aptos e autorizados a praticar o esporte na represa do Parque da Cidade, gratuitamente.
Dos 15 alunos, os dois que mais se destacaram foram escolhidos para ajudar na próxima formação, como instrutores, o caso do garoto Rodrigo Jesse Bessa, que desde o começo demonstrou muito interesse pelo esporte. “Aproveitei bastante o aprendizado, espero que tenha conseguido ter um aproveitamento de 100%. Agora que vou estar aqui com o pessoal tenho certeza que vou ajudar muito, mas que também ainda estarei aprendendo muito mais”.
A coordenadora da Casa da Fonte Maria Cristina Castilho contou que o curso comprovou que não foi apenas uma prática esportiva, mas que agradou demais a todos os adolescentes. “Tivemos 100% de freqüências, as faltas foram devido a uma doença como conjuntivite. O que mais me emocionou foi quando um dos alunos me contou que ao passear com o caiaque e diante do grande vazio ele viu que tinha um grande espaço para ser explorado. Sem dúvida isso demonstrou que foi uma percepção desse adolescente não só do espaço físico ao qual ele estava se referindo, mas principalmente que ele não precisa se limitar à sua atual situação financeira, mas sim que ele precisa aproveitar as oportunidades oferecidas e pensar grande na vida”, desabafa.
Cristina ainda comenta que os alunos sentiram-se muito amados pelo casal responsável pela iniciativa, Germano (Diretor de Remo da ONG) e Maria Angélica, do Lions e Velas do Japi. “Eles transmitiram muito amor a essas crianças, que muitas vezes não podem ter isso em casa devido à forte jornada de trabalho dos pais ou mesmo pela ausência deles”.
Para Germano Wiedenbruo o curso foi de muita valia. “Só tenho que dizer que foi muito bom. Essas crianças foram ótimas, não bagunçavam, se mostravam interessados e ainda nos ajudavam a guardar o material no final das aulas sem precisarmos pedir”. A esposa Maria Angélica ainda complementa. “Eu recebi muito carinho dessas crianças. Além disso, a concretização desse curso foi a realização do sonho do meu marido”, lembra.
O aprendizado com os adolescentes e as dificuldades enfrentadas durante os dois meses de curso foram importantes para formar uma base, uma estrutura para os próximos grupos, que devem iniciar nas próximas semanas,
Com relação à parceria o superintendente da DAE, Eduardo Pereira falou que será mantida. “Os Lions e o Velas nos procuraram junto com a Casa da Fonte e aceitamos sem hesitar. Continuaremos a ajudar oferecendo nossa estrutura e o que for possível para nós”, finalizou.