Encontro de Corais com entrada gratuita acontece no Parque da Cidade neste domingo

Publicada em

Uma dica de programa em família, amigos ou casal para quem gosta de música de boa qualidade e natureza, para este final de semana é o Encontro de Corais que acontece neste domingo (21) no Parque da Cidade, com entrada gratuita, das 10 às 12 horas, no Palquinho. Realizado em parceria da DAE S/A e a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura faz parte do parte Projeto “Concertos nos Parques, Praças e Jardins”.

Mas um alerta para quem vai assistir, apesar da chuva que pode continuar caindo na cidade, o sol forte também pode voltar e é preciso estar preparado para enfrentar o calor. Bonés, chapéus e principalmente protetor solar são altamente recomendados, pois a apresentação acontece a céu aberto, para que o público possa ficar mais perto da bela natureza do local.

Na programação a apresentação dos corais: Coral da Gente do Instituto Baccarelli, Coral Renascer e Coral Novo Horizonte (conheça mais sobre cada grupo abaixo).

Para o presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares o evento é uma oportunidade para todos assistirem a espetáculos culturais gratuitamente. “Muitos têm dificuldades de ir ao teatro ouvir uma música erudita e o Parque oferece o acesso aos que geralmente não o tem”.

Saiba mais sobre os Corais:

CORAL DA GENTE DO INSTITUTO BACCARELLI

Regente e preparador vocal: Silmara Drezza

Direção cênica: Reynaldo Puebla

Piano: Otávio Piola

Durante toda sua carreira, o Maestro Silvio Baccarelli alimentou o desejo de ensinar música às populações economicamente menos favorecidas. Em 1996, ainda sem saber como nem onde colocar seu plano em prática, assistiu pela TV um incêndio na comunidade de Heliópolis. Comovido com a luta das famílias para recuperar suas casas e pertences, o maestro dirigiu-se a uma escola pública da região e sugeriu iniciar o ensino de instrumentos de orquestra para crianças e adolescentes. Alguns meses depois, 36 garotos iniciaram o estudo de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Hoje, vários projetos são promovidos pelo Instituto Baccarelli: Coral da Gente, Encantar na Escola, Orquestra do Amanhã e Sinfônica Heliópolis. Tendo em vista a dimensão dos projetos e o desejo de consolidar ainda mais a vocação sociocultural do Instituto, surgiu o desejo de construir uma sede própria, idealizada para ser uma escola de música com sala de concertos, para que os alunos possam estudar, ensaiar e realizar apresentações. Pela credibilidade do Instituto e pela repercussão que suas ações têm promovido, a Prefeitura Municipal de São Paulo cedeu, em comodato, um terreno na comunidade do Heliópolis para que essa sede possa ser construída. A meta é criar um equipamento cultural de referência, um patrimônio da cidade de São Paulo e do Brasil.

Cirandeiro – Folclore brasileiro – arr. Brad Green

Amani – Um canto pela paz – Jim Papoulis / Jacques Sebisaho

Aquarela – Toquinho – arr. Dobbins

Jubilate Deo – Carolee R. Curtright

Sanctus – música e arranjo John Levitt

Sementes do Amanhã – Gonzaguinha – arr. Patrícia Costa

CORAL RENASCER

Regente: Elaine Cristina de Freitas

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Jundiaí, foi fundada em 1957, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a prevenção e a integração da pessoa portadora de deficiência mental e autismo à sociedade. Possui estrutura adequada para o atendimento especializado de crianças, adolescentes e adultos, com profissionais altamente qualificados. Os recursos para manutenção provêm da colaboração espontânea da comunidade e de diversos convênios firmados com órgão públicos nas esferas municipal, estadual e federal. Em 1996, surge o Coral Renascer, formado exclusivamente por alunos e aprendizes, visando mostrar o talento e a sensibilidade da criança e do adolescente portador de deficiência mental, desenvolvendo percepção auditiva, ritmo, concentração, socialização, postura e impostação vocal e aperfeiçoamento da articulação. É através da arte/educação e da interdisciplinariedade que reunimos forças na formação de cidadãos críticos, capazes de superar os limites da vida. Tem se apresentado em vários eventos, tais como: Encontro de Corais de Jundiaí, Maxi Shopping, Shopping Paineiras, Faculdades Padre Anchieta, Abertura da Conferência Municipal da Pessoas Portadora de Deficiência, Paróquia Santa Terezinha, Empresas Jack Links e Sifco, Colégio Objetivo, onde houve apresentação conjunta com o Coral Objetivo “Em Canto”.

Carimbo – folclore

Suíte dos Pescadores – Dorival Caymi

Tem Gato na Tuba

É Preciso Saber Viver – Titãs

CORAL NOVO HORIZONTE (Secretaria Municipal de Cultura)

Regentes: Elaine Cristina de Freitas e Marco Antonio de Almeida Cunha

Teclado: Elaine Cristina de Freitas

Iniciou suas atividades em junho de 2007, como parte integrante das oficinas culturais realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura no Jardim Novo Horizonte.

Minha Canção – Chico Buarque / Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti

A Lagartixa que Queria Ser Jacaré – Edenir Ferreira de Souza e Izomar Camargo Guilherme

Espantalho – Telma Chan

Floresta – Patrícia França – arr. Gerson Frutuoso

Sim, Sim, Cantar! – Lilu Aguiar