DAE reajusta tarifas: água sobe 11% e esgoto 4%. Na conta o aumento teve foi de 9,7%, em média

Publicada em

A DAE reajustou os serviços de água em 11% (água, coleta e afastamento) e de tratamento de esgoto em 4%, a partir de novembro, com vencimento em dezembro. Ano passado, o reajuste da tarifa de água foi de 18,5% e 5,48% de tratamento de esgoto, uma média de 15, 29% contra 9,7% deste ano, no total da conta.

O reajuste da tarifa de água é baseado em dois fatores: custeio e investimento. O custeio são despesas da empresa para continuar servindo a população com abastecimento de qualidade e os investimentos referem-se ao objeto da DAE, novas obras, ampliações, remanejamento de redes, duplicação da represa e outras previsões.

O reajuste da tarifa de esgoto é baseado numa cesta de índices definida em contrato de concessão, tais como: IGP-M e IGP-DI.

A data dos reajustes dos serviços de água e esgoto é a mesma, novembro. A imprensa Oficial trouxe publicado ontem apenas o reajuste do serviço de esgoto. Até sexta-feira o decreto do aumento da água deve ser publicado.

Com relação aos demais municípios, a DAE continua com tarifa mínima (faixa até 10m/%) na categoria residencial abaixo das praticadas pela SABESP e SANASA/CAMPINAS na região. A tarifa da SABESP (Várzea, Campo Limpo, Itatiba) está 8% acima de Jundiaí e da SANASA/CAMPINAS 28%.

O valor em reais para consumo mínimo residencial, até 10m3, teve aumento de R$1,82, que representa uma conta de R$ 20,63.