O segundo dia da 16ª Sipat da DAE foi marcado pela palestra do Gerente da Segurança do Trabalho, Engenheiro Antonio Razera, que apresentou os números comparativos de 2006 e 2007 dos acidentes internos e que tiveram uma grande evolução (Veja fotos do evento).
Em 2006 foram 61 acidentes, enquanto em 2007 até 26 de novembro foram apenas 32. Segundo o engenheiro os números mostram que cresce a cada ano a conscientização dos funcionários, que percebem a importância da prevenção no cotidiano. “Nosso objetivo é zerar os acidentes e para isso temos que mudar os procedimentos e não executa-los por instinto, precisamos pensar antes de fazer e prestar muita atenção”, destacou.
Razera lembrou que o EPI – Equipamento de Proteção Individual – miniza as lesões. “Esse ano tivemos um caso em que o acidente não foi fatal porque o servidor estava usando corretamente o EPI. Além disso, também sabemos que não há tantos afastamentos porque o equipamento evita lesões maiores como apenas um arranhão”, informou.
O gerente também lembrou que a faixa etária mais atingida é acima dos 50 anos, por problemas como lombalgias, torções, mau jeito. “São problemas posturais e que são agravados pela idade. Não podemos esquecer que estamos envelhecendo”, brincou.
Programação – A 16ª Sipat continua até o dia 30 de novembro. Na quarta-feira a palestra com Wilson Dorival Araújo (8 horas) vai falar sobre a segurança em elevadores e as principais informações em casos de paralisação por falta de energia elétrica.
Já na quinta-feira o tema é a sinalização em vias públicas (8 horas), que se não for bem realizada pode prejudicar os munícipes e até mesmo o próprio executor.
O encerramento será na sexta-feira, com o concurso de paródias e premiação dos cartazes a partir das 13h30.