Procedimentos de emergências em elevadores foi o assunto da Sipat nessa quarta-feira

Publicada em

Com o objetivo de instruir os funcionários sobre o funcionamento e procedimentos em emergências, a palestra da 16ª Sipat da DAE dessa quarta-feira foi sobre “Segurança no uso de Elevadores e escadas rolantes” e ministrada pelos consultores técnicos da empresa Atlas Schindler, Wilson Araújo e Sérgio Ricardo.

A explanação iniciou com uma breve apresentação institucional, que mostrou as sedes da empresa e a fabricação dos produtos – elevadores, esteiras e escadas rolantes. Também foram mostradas as novas tecnologias que estão sendo implantadas nos produtos, como biometria, na qual o acesso aos andares é feito por leitura de digital ou da íris do olho.

O consultor Wilson também comentou que o elevador é um ‘meio de transporte’ de alta segurança. “Estatisticamente é mais perigoso você subir de escadas do que de elevador. A possibilidade de queda é muito pequena”. Ele ainda explicou a parte técnica como freio de segurança, contra-peso, entre outros. “As molas que ficam embaixo da cabine não servem para ‘amortecer uma queda’, mas sim para amortecer um excesso de peso”, contou.

Wilson passou os procedimentos corretos em caso de queda de energia. “Tranqüilidade é o passo mais importante. Aperte o botão de alarme e aguarde a chegada de pessoas habilitadas (corpo de bombeiros e a equipe responsável pela manutenção dos equipamentos). O elevador tem fresta para a entrada de ar, o máximo que pode acontecer é esquentar um pouco, mas devido à respiração”. O consultor explicou que o melhor procedimento é aguardar, pois pessoas que não tenham habilidade podem agravar a situação, ao invés de fazer o socorro.

A Sipat prossegue até sexta-feira, quando acontece o concurso de paródias e de cartazes.