Sinalização correta garante segurança dos funcionários e munícipes

Publicada em

Sinalização correta garante segurança dos funcionários e munícipesO ciclo de palestras da 16ª Sipat encerrou nesta quinta-feira com o tema “Palestra sobre sinalização em vias públicas”, com o Supervisor de área de tráfego da Autoban, Veriomar Trivelato.

Durante a explanação foram passados conceitos sobre a importância da sinalização tanto para os munícipes, como para os funcionários que estão trabalhando na obra. “O objetivo é mostrar os conceitos básicos para sinalização nas vias públicas, os perigos e a atenção necessária para a correta sinalização”, salientou.

A sinalização constitui uma das condições necessárias, para ser completa é preciso da união entre via, veículo e condutor. Ao trafegar pela via o condutor orienta-se pela sinalização, por isso é tão importante que seja feita com muita responsabilidade. “Alteração no fluxo de tráfego deve ser feita de forma adequada e para ser eficiente precisa: despertar a atenção do condutor, revelando uma simples e clara informação a primeira vista, objetiva e inconfundível; ser legível, visível e padronizada”, explicou Veriomar.

Para ser eficiente a comunicação deve estar padronizada com o mesmo formato, tamanho, letras legíveis e cores corretas. “A instalação das mesmas não pode ser feita ‘no improviso’ e as condições da via. A velocidade do veículo precisa ser analisada, por exemplo, numa rodovia, quando os carros estão em velocidade mais alta as placas precisam ser maiores para que o entendimento seja mais rápido. Locais com neblina também precisam de atenção especial”.

O supervisor ainda lembrou que todos os procedimentos precisam ser aplicados rigorosamente e atestar que as condições de visibilidade estejam corretas para garantir segurança dos condutores e dos funcionários que estão trabalhando na obra.

Após a palestra os funcionários presentes também participaram do sorteio de brindes como jogo completo de toalhas (banho e rosto), cafeteira, liquidificador, espremedor de frutas e jogo de jantar.

A 16ª Sipat da DAE será encerrada nesta sexta-feira, a partir das 13h30 acontece o tão esperado concurso de paródias e a premiação dos cartazes desenvolvidos por filhos dos servidores e funcionários da DAE.