COMUNICADO DA DAE SOBRE ODOR NA ÁGUA

Publicada em

Os técnicos do controle de qualidade da Estação de Tratamento de Água – Anhangabaú constataram um odor diferente na água e deram início a uma operação ostensiva de coleta de diversas amostras para solucionar o problema. Em grande parte da cidade o cheiro diferente chamou a atenção dos moradores, que começaram a ligar na empresa.

A provável causa do problema foi a chuva intensa do dia 19. Segundo os técnicos, é possível que o grande volume de chuva tenha arrastado resíduos vegetais e sedimentos do entorno da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim, principal manancial de abastecimento do município. Verificamos em nossos ramais que as reclamações sobre o odor da água só começaram a ocorrer após essas chuvas.

Uma das soluções para o problema é usar carvão ativado, que retira odores indesejáveis da água. A partir desse episódio a DAE tomou a providência de aplicar essa medida imediatamente no tratamento da água com a preocupação de manter a qualidade da água distribuída.

Apesar do odor, os técnicos do Laboratório de Controle de Qualidade da DAE asseguram que a água pode ser consumida sem riscos a saúde. Foram feitas todas as análises físico-químicas e microbiológicas na água, que mesmo depois desse fato permanece dentro dos parâmetros de potabilidade.

A DAE manterá seus técnicos em estado de alerta. O monitoramento da qualidade é permanente, 24 horas por dia.

DAE SA