Férias no Parque é uma ótima opção de brincadeiras

Publicada em

A garotada que está cansada de ficar em casa já tem uma programação com atividades variadas para essa semana, o programa “Férias no Parque”, que acontece até o dia 20 de janeiro, nas dependências do Parque da Cidade.

Além de aproveitar e curtir a natureza os visitantes têm atividades durante todo o dia. As brincadeiras vão desde os jogos populares como totó, futebol de botão, jogo de taco, ludo peão, queimada, mãe da rua, Simon Diz, pique bandeira até os tradicionais pega-pega e esconde-esconde.

O garoto Lucas Teodoro Ramos, de 12 anos, morador do Jardim Marco Leite participa pela terceira vez do Férias. “Sempre venho com meu irmão e meu primo. Adoro jogar bola e soltar pipa aqui. Sempre gostei de jogar pebolim durante o ‘Férias’, mas esse ano o mais legal é o pega varetas gigante (com varetas de bambu). Além disso estou contando os dias para chegar domingo para curtir os brinquedos infláveis. Se não tivesse esse projeto eu estaria em casa assistindo TV”, contou.

A administradora do Parque da Cidade, Selma Rita Menha, explica que a idéia é resgatar brincadeiras que não são conhecidas por muitas crianças. “Nossa idéia é lembrar os jogos da infância de antigamente, voltar um pouco no tempo e fazer com que as crianças realmente aproveitem a infância com brincadeiras saudáveis, inocentes e divertidas”.

Ela ainda explica que o projeto está no seu terceiro ano de execução. “Muitas crianças não viajam, mesmo nas férias escolares, por isso que proporcionamos uma opção a mais para que ela não fique em casa somente na frente da televisão, computador ou vídeo game”.

Não são somente os baixinhos que podem se entreter com o projeto. “Os adolescentes também participam dos jogos e montam times de futebol, vôlei e basquete para jogarem nas quadras com orientação dos estagiários do Parque”, comenta Selma.

Além das atividades externas os visitantes também podem aproveitar o cineminha, com exibição de filmes infanto-juvenis e do teatro de fantoche, que com uma linguagem simples e fácil aborda temas relacionados ao meio ambiente e principalmente sobre a importância do uso racional e preservação da água.

A programação de brincadeiras acontece até o sábado, das 9 às 17 horas. Já no domingo as crianças podem aproveitar para pular nos brinquedos infláveis, na Praça Pôr-do-Sol e também para ficar com o rosto colorido na tenda de pintura facial.

Apesar de ser realizado durantes as férias escolares, o projeto não é voltado somente para os estudantes mirins e juvenis. “É uma ótima oportunidade para trazer a família inteira para o Parque da Cidade. Aqui temos opção de lazer para toda a família. Enquanto os filhos brincam com os monitores, os pais podem aproveitar para caminhar ou correr na pista de Cooper, alugar uma bicicleta no PEAMA e curtir toda a extensão do Parque ou simplesmente sentar embaixo de uma das frondosas árvores para conversar, fazer um delicioso piquenique, ler um livro um simplesmente apreciar a beleza do local”, lembra Selma.

O “Férias no Parque” acontece até o dia 20 de janeiro das 9 às 17h. O Parque da Cidade funciona de terça a domingo, das 7h às 19h e está localizado na Rodovia João Cereser, Km 66. Mais informações pelos telefones 4522-0499 e 4522-0766.