DAE adere ao Consórcio PCJ

Publicada em

A partir desta quinta-feira, 06, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) estará, definitivamente, presente na bacia do rio Jundiaí. Isso porque a organização receberá a adesão da DAE S/A, a primeira associada da região. O termo de adesão será assinado pelo prefeito de Itatiba e presidente do Consórcio PCJ, José Roberto Fumach, e pelo presidente da DAE S/A, Eduardo Santos Palhares, às 11h, na sede da empresa, na Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500.

Fundado em 13 de outubro de 1989 como resultado de uma ampla mobilização regional envolvendo a sociedade civil organizada e o poder público da região na luta pela recuperação dos recursos hídricos. A organização nasceu com 12 prefeituras associadas e logo conquistou a adesão da maioria dos municípios das bacias dos Piracicaba e Capivari e de empresas como Petrobras, Unilever e Sabesp.

Hoje o Consórcio PCJ é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, composta por 40 prefeituras municipais e 29 grandes empresas situadas na região das bacias dos rios Piracicaba e Capivari. Desde 2000, a organização acrescentou em estatuto a bacia do rio Jundiaí como sua área de atuação. No entanto, até agora ainda não havia recebido a adesão de nenhuma prefeitura ou empresa da região.

A base do trabalho da organização está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais como tratamento de esgoto, combate às perdas de água, reflorestamento ciliar e educação ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos.

O diretor de Operações da DAE, Milton Takeo Matsushima, destaca que a adesão ao Consórcio visa integrar Jundiaí aos outros municípios associados e apoiar as decisões da Agência de Água PCJ, figura responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros arrecadados com a cobrança pelo uso da água na região e cujas funções são exercidas pelo Consórcio. “Podemos aproveitar a experiência do Consórcio em educação ambiental, com cursos apropriados para a gestão dos recursos hídricos, em reflorestamento de matas nativas e em planos de redução de perdas de água”, ressalta.

Para o presidente do Consórcio, José Roberto Fumach, a adesão da DAE é um passo importante para a gestão das águas nas bacias PCJ. “Na bacia do rio Jundiaí estão cerca de 20% da população da região PCJ. Considerando a proximidade entre as cidades e os usos múltiplos das águas entre as três bacias (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), com reversões inclusive, considero estratégica a adesão da DAE para a integração regional”, explica.

Ainda neste mês de março, o Consórcio PCJ pode receber uma outra adesão da bacia do rio Jundiaí: a prefeitura de Indaiatuba.