DAE de Jundiaí moderniza ETA do Bairro Eloy Chaves

Publicada em

DAE de Jundiaí moderniza ETA do Bairro Eloy ChavesEm dezembro de 2006 a DAE S/A – Água e Esgoto reformou e modernizou a Estação de Tratamento de Água do Bairro Eloy Chaves em Jundiaí. A capacidade de tratamento da ETA aumentou em 50%, passando de 32 l/s para 47 l/s. O complexo ainda recebeu nova pintura e serviço interno de jardinagem.

A implantação do processo de automação garante eficiência no serviço de abastecimento de água à população e trouxe também economia. Antigamente, a Casa de Bombas do Eloy Chaves era operada manualmente, com um gasto de R$ 27 mil por mês em mão-de-obra, com um custo de R$ 324 mil por ano. Com a modernização, esse custo foi eliminado.

Eduardo Palhares, presidente da DAE informou que o processo de tratamento foi automatizado por meio do sistema de Telecomando. “Com isso, podemos controlar a cidade à distância. É a modernidade que dá ao usuário qualidade total no abastecimento”, disse.

A DAE Jundiaí utiliza na ETA Eloy Chaves um conjunto de equipamentos DIGIMED para analisar, medir e controlar diversos parâmetros ON LINE, incluindo:

· pH da água tratada: controla e indica o pH da água que sai da Estação.

· Turbidímetro da água bruta monitora e indica a turbidez da água a ser tratada

· Turbidímetro da água tratada monitora e indica a turbidez da água final do tratamento

· Analisador de Cloro analisa e corrige a concentração de cloro da água tratada

· Analisador de Flúor analisa e corrige a concentração de flúor da água tratada

· Analisador de Cor analisa a qualidade da água tratada pelo parâmetro cor