Parceria DAE, Sesi e Opersan marca a abertura da Semana da Água

Publicada em

Parceria DAE, Sesi e Opersan marca a abertura da Semana da ÁguaA abertura oficial da Semana da Água do Sesi, em parceria com a DAE e Opersan aconteceu na manhã de terça-feira (18), nas dependências do CAT Élcio Gherazzi. O evento contou com a participação do Diretor do Sesi, Paulo Sérgio Casaqui, Chefe do Centro de Atividades Sociais do CAT, Maria José Piacentini, Diretor de Operações da DAE, Milton Takeo, Chefe do Laboratório de Qualidade de Água, Tânia Rita Ferrareto, Gerente Técnico Comercial da Opersan, Nurian Tarcila Feliciano, dentre outros convidados.

O evento em comemoração ao Dia Mundial da Água envolve ainda a exposição de produtos e equipamentos e alternativas viáveis que diminuem o consumo de água e a mesa redonda “Água é vida, cuide desse bem”, que tem como mediador o Diretor titular do CIESP Jundiaí, Valdemir Franciscone Jr. A mesa ainda conta com a participação do Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Fávero Broche, a Gerente Técnico Comercial da Opersan, Nurian Tarcila Feliciano e o Representante do Comitê PCJ, Roberto Polga.

Segundo Milton Takeo é de grande importância as parcerias realizadas para a comemoração. “Cada vez mais é preciso lembrar da importância da água para nossas vidas. É preciso preservar não só a água, mas todo o meio ambiente. Está no programa da DAE para esse ano o plantio de 20 mil mudas, dessas 10 mil somente no Parque da Cidade”.

O Diretor de Operações ainda comenta que um dos principais objetivos da DAE hoje é diminuir a porcentagem de perda de água. “Toda empresa de saneamento tem 40% de perda da água tratada, em Jundiaí temos 35% e queremos reduzir esse índice para a casa dos 25%”.

Mas além da solenidade oficial a abertura da Semana da água foi marcada pelo anúncio da Gerente Técnico Comercial da Opersan, Nurian Tarcila Feliciano, que anunciou o prêmio recebido pela empresa. “Recebemos ontem (segunda-feira, 17) o Prêmio do Sistema de Conservação e Reuso da Água. O case apresentado foi de reuso de águas pluviais e do tratamento de efluentes. Com esse projeto nós conseguimos reduzir em 49% do nosso consumo”, explicou.

Nurian também explicou sobre o trabalho desenvolvido no CAT. “Esse evento coroa um ano de trabalho em parceria da Opersan com o Sesi e podemos mostrar ótimos resultados que já obtivemos com a troca por chuveiros com temporizador nos banheiros da área esportiva e torneiras acionadas com os pés nas pias da cozinha”.

Maria José apresentou os números que o Grupo Gestor conseguiu reduzir. “Tivemos uma redução de 35% no consumo de água, atingindo nosso objetivo, pois essa queda só foi possível graças à conscientização dos nossos funcionários, alunos e usuários. Essa era nossa principal meta, fazer com que os freqüentadores da nossa unidade tornassem multiplicadores de informação”.