DAE promove palestra de prevenção à dengue

Publicada em

A DAE realizou na manhã dessa quarta-feira (2) palestra sobre prevenção da Dengue, ministrada pela enfermeira técnica da Qualivida do HPS Intermédica Saúde, Ellen Santos Pedroso. A palestra está dentro do programa, já existente na DAE, de medicina preventiva.

O presidente Eduardo Santos Palhares esteve presente e conversou com os servidores e terceirizados. “A dengue é uma preocupação de todos hoje e a responsabilidade é de cada um, pois somente assim podemos mudar o cenário encontrado atualmente. Hoje conheceremos mais informações sobre a dengue e temos o dever de transmitir aos nossos familiares e amigos, sempre alertando a todos. Nossas equipes de manutenção também podem colaborar muito, ao avistar um possível criadouro de Aedes Aegypti podemos colaborar avisando a Divisão de Zoonoses”, comentou.

“A vida média do mosquito é de 1 a 2 meses e para que ele se procrie é preciso apenas 0,5 mL de água, sem contar que o ovo sobrevive a até 1 ano em local seco”, explicou a enfermeira técnica Ellen.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, transmitido pelo Aedes Aegypti e a responsável pela transmissão é a fêmea, que o uso como forma de proteína, essencial para o desenvolvimento dos ovos.

Os sintomas da doença aparecem somente depois de cinco a dez dias após o ‘contato’ com o mosquito. “É preciso ficar atento aos sintomas: febre amarela, dores fortes na cabeça, olhos e músculos, falta de apetite, fraqueza e manchas pelo corpo”.

Ellen ainda conversou com os presentes sobre as ações básicas que devem ser tomadas para evitar deixar água parada em lugares que facilitem a procriação do mosquito Aedes Aegypti.