Escavadeira hidráulica utilizada no desassoreamento é uma das únicas no Brasil

Publicada em

Escavadeira hidráulica utilizada no desassoreamento é uma das únicas no BrasilAs obras de desassoreamento da represa de acumulação da DAE iniciaram na segunda quinzena do mês de junho. Com previsão para ser realizada durante o período de estiagem devido ao menor índice de interferência climática, a obra conta com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.

As intervenções iniciaram com a construção do dique que dividi a represa em duas, com o objetivo de não interferir no abastecimento de água da cidade. Em seguida foi feita a secagem, por meio de bombas de sucção, que passaram a água presente na área a ser desassoreada para que mantém a captação da água bruta. Confira mais fotos.

As escavações iniciaram no dia 25 de julho e, em quase dois meses de obra, já foram retirados cerca de 100 mil m3 de materiais como lodo e detritos acumulados.

Com o objetivo de modernizar e, principalmente, agilizar o andamento da obra o desassoreamento conta com maquinário de última geração como a escavadeira hidráulica com alcance de 14 metros, uma das únicas trabalhando hoje no país. Esse equipamento, além de conseguir trabalhar em uma área maior, estacionado em um mesmo lugar, também apresenta mais agilidade, pois consegue completar a caçamba de um caminhão com 14m3 de lodo em cerca de 5 a 8 minutos.

Também é utilizada uma dragline com alcance de 17 metros e escavadeiras hidráulicas PC 150 e PC 200.

Ao observar as obras verifica-se a presença de ‘poças d’água’, que são provenientes do lençol freático que está sob o solo da represa de acumulação.

O material retirado é somente o que foi assoreado durante os últimos 31 anos, o indicativo para os profissionais que trabalham na escavação é a visualização da terra escura, original do local.

O lodo removido é depositado ao lado da barragem, no antigo estacionamento do terrão do Parque da Cidade. Por se um material mais rico será utilizado para o plantio de árvores nativas.

Dados – A represa de captação ocupa uma área de 120 mil m2 e a previsão é que sejam retirados 250 mil m3 de material e detritos o que implica conseqüentemente no aumento de armazenamento da mesma cota (250 mil m3).