Uso Racional da Água: Uma Parceria de Sucesso entre DAE, SESI e Opersan

Publicada em

O projeto “Uso racional da Água” realizado pela DAE em parceria com o SESI e a Opersan, está entre os finalistas da 5º edição do Prêmio Ação Pela Água que é promovido pelo consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

O trabalho foi selecionado na categoria Comunicação Social para Uso Racional de Água, no segmento de Órgãos de administração direta e indireta dos municípios e concessionárias dos serviços de Saneamento.

O principal objetivo da parceria é conscientização sobre a importância da água, de seu uso racional e da preservação do meio ambiente. Segundo o diretor do SESI Paulo Casati, o projeto iniciou em março de 2007, quando o SESI lançou, em todo o Estado, a campanha “Água é vida, Cuide desse Bem”.

“A parceria com a DAE e a Opersan foi realizada durante as comemorações da Semana da Água. Comparado com o mesmo período de 2007, o consumo de água na unidade do Sessão reduziu 50%” explica Casati.

Na unidade do Sesão foram instalados chuveiros temporizadores, torneiras com acionamento em pedal e revisão na parte hidráulica. Além das instalações, profissionais da DAE e Opersan ministraram palestras de conscientização da questão ambiental para os funcionários, professores e alunos do CAT (Centro de Atividades do SESI).

Para o diretor superintendente da DAE Eduardo Pereira, a parceria é importante para gerar resultados práticos, como, a multiplicação do conceito de economia de água. “Ser reconhecido como um dos finalistas só vem ressaltar o trabalho com a população e o investimento do projeto em preservação das águas de manancial” comenta.