Parceria DAE, Sesi e Opersan ganha Prêmio Ação Pela Água 2008

Publicada em

Parceria DAE, Sesi e Opersan ganha Prêmio Ação Pela Água 2008A parceria DAE S/A Água e Esgoto, Sesi (CAT Élcio Gherazzi) e Opersan Resíduos Industriais sagrou-se como vencedora do Prêmio Ação Pela Água, promovido pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí, no segmento órgãos de administração direta e indireta dos municípios e concessionárias de serviços de saneamento; categoria, comunicação social para uso racional da água.

O projeto vencedor foi o uso racional da água, uma parceria de sucesso entre DAE S/A Água e Esgoto, SESI, Opersan Resíduos Industriais e concorreu com outros quatro inscritos: Prefeitura do Município de Itatiba – Águas do Mundo – Parque da Juventude; Prefeitura Municipal de Limeira – Eco-Pontos; Sanasa – Projeto Sanasa na comunidade e SEMAE Piracicaba – Campanha de uso racional da água – Água para todos 2007.

A premiação foi realizada em uma noite de festa no parque temático Hopi Hari, em Vinhedo e contou com apresentações teatrais, que abordavam a importância do uso racional da água.

Para o presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, que recebeu o prêmio em nome da empresa, essa vitória é o indício de que os trabalhos estão sendo realizados corretamente. “Quero agradecer a todos os colaboradores que realizaram seus trabalhos e fizeram ser possível essa premiação”.

“Foi uma longa batalha e com essa parceria podemos dizer que em Jundiaí a União fez a força. O comprometimento de todos, das entidades, da população, foi fundamental para que alcançássemos este reconhecimento”, disse o superintendente da DAE, Eduardo Pereira.

O diretor do CAT, Paulo Casati lembra sobre as mudanças realizadas. “Colocamos os temporizadores que limitam o tempo dos banhos em oito minutos. No início as pessoas estranharam, mas hoje todos estão acostumados. Foi necessário somente um trabalho de conscientização para que as ações fossem realizadas”.

“O trabalho foi longo, mas nossa recompensa está no prêmio”, afirmou a diretora da Opersan, Nurian Feliciano. Ela ainda lembrou que o projeto continua em andamento. “Atualmente estamos realizando o levantamento do consumo de energia elétrica e pretendemos ter resultados tão positivos como os obtidos com a economia de água”.

O projeto – Lançada nas comemorações do Dia Mundial da água de 2007, a parceria objetiva a conscientização sobre a importância da água, de seu uso racional e da preservação do meio ambiente.

Durante o primeiro ano de trabalho foram realizadas palestras, mesas redondas e visitas técnicas. Após os estudos realizados nas instalações do CAT foram apontadas as adequações que precisavam ser realizadas para que a instituição reduzisse o consumo de água.

Após os estudos foram instalados temporizadores nos chuveiros dos vestuários do centro esportivo, uso de aspersores para irrigação do campo de futebol, aquisição de máquina lavadora de alta pressão, válvulas de acionamento com o pé para as torneiras da cozinha e consultórios odontológicos e utilização de produtos à base de orto e polifosfatos nas tubulações de ferro. Com o investimento de R$ 22.726,00 o Sesi alcançou uma economia de 6 milhões litros de água por ano.

O trabalho realizado atingiu o público estimado de 120 mil pessoas e os grandes dissipadores de informação foram os alunos e funcionários do CAT, que participaram das ações e atividades promovidas pela parceria.

Parceiros – Representantes das empresas ganhadoras, DAE, Sesi e Opersan reuniram-se no Gabinete do Prefeito para comemorar o prêmio junto ao Prefeito Ary Fossen.

“Concorremos com a Sabesp que é a maior companhia de saneamento da América Latina e vencemos. É sinal de que estamos no caminho certo. Precisamos estar atentos ao futuro. Nós temos uma preocupação permanente com as questões ambientais, mas é preciso manter a população mais consciente para que adote medidas simples, mas de extrema importância”, ressaltou o prefeito, destacando a água como bem essencial para o ser humano. “Ninguém vive sem água”, frisou Fossen.

O prêmio – Todos os finalistas receberam um quadro pintado pelo artista Edgard Rodrigues de Souza, que também fez a escultura recebida pelos vencedores de cada categoria.

Na pintura a representação da imagem de duas mãos mergulhadas na água transparente – água de um rio com peixes, com o verde das matas em volta e um sol pairando acima. Um contexto inteiramente favorável ‘a vida, onde as mãos humanas aparecem, num gesto de prazer, de comunhão, de agradecimento.

No troféu, duas mãos – fundidas em bronze – aparam e equilibram uma porção de água cristalina; é uma imagem também simbólica de prazer, cuidado e carinho, que só as mãos expressam com tanta propriedade. (Veja fotos)