O Prefeito Ary Fossen, Presidente da DAE, Eduardo Palhares, Diretor Administrativo, Elder Salles, Diretor Financeiro, Luiz Fernando Petroni, Diretor de Operações, Milton Takeo Matsushima e Diretor de Manutenção e Obras, Antonio Araújo, secretários e funcionários da DAE S/A visitaram na manhã de ontem (21) a Represa do Moisés, que foi revitalizada e reurbanizada.
As obras na represa de captação iniciaram em agosto deste ano. Para a recuperação da mata ciliar foram plantadas duas mil mudas de espécies nativas, como, Cedro, Paineira, Ipê amarelo, Goiaba, Vassourinha entre outras.
Além da recomposição da mata ciliar, a unidade externa da DAE também recebeu obras para reurbanização. Muro e gradil em todo o entorno da represa foram instalados, cercando os 30.000 m², mantendo o padrão já utilizado no Recalque do Jundiaí-Mirim.
Para o prefeito Ary Fossen, a revitalização é mais uma conquista a população que ganhou um parque em meio às habitações. “A revitalização e o plantio de 2000 mudas de árvores nativas faz do local um lugar exuberante, próprio para caminhada e exercícios físicos”.
A represa do Moisés existe desde a década de 50. Com capacidade para um milhão de litros, suas águas são utilizadas como reforço para a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú no período da estiagem.
Após mostrar a nova estrutura aos presentes o diretor presidente da DAE Eduardo Palhares comentou sobre a importância da proteger a mata ciliar. “Todos nós temos que cuidar dos nossos recursos hídricos. O córrego do Moises é um exemplo desta preservação, além do local oferecer muito verde e sombra aos visitantes” explica.
Em seguida os diretores da DAE, Prefeito Ary Fossen e o biólogo Martin de França, responsável pelo plantio das mudas, descerraram a placa comemorativa da visita. Ary Fossen relembrou a historia do local e sobre a preservação dos mananciais. “A represa existe há quase 60 anos e está protegida. Além de bonita, passou por obras de desassoreamento em junho do ano passado”, comentou.