DAE Jundiaí realizou painel comemorativo ao Dia Mundial da Água

Publicada em

A Dae- Departamento de Água e Esgoto de Jundiaí realizou no dia 23 de março, comemoração alusiva ao Dia Mundial da Água. O evento reuniu prefeitos e autoridades de toda a região, ambientalistas, organizações não governamentais, professores, estudantes, e representantes de entidades ligadas ao Meio Ambiente e à Água, como Consórcio e Comitê PCJ (das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), ANA – Agência Nacional da Água, entre outras.

A necessidade de conscientização para a conservação de mananciais e reservas, e do uso racional da água, além do grande desafio de fazer que a água de qualidade, tanto de consumo, quanto para usa produção não seja apenas de uma comunidade, mas de toda a região, levou a Dae a organizar o Painel Comemorativo ao Dia da Água denominado “O Futuro da Nossa Água: A parte de cada um e a ação de todos”. O evento foi realizado das 9h às 17h, no Auditório “Planeta Água”, localizado na sede da DAE (Rodovia Vereador Gerado Dias, 1500 – Vila Hortolândia – 11 4589.1300).

O painel foi coordenado pelo jornalista Carlos Brickmann (currículo anexo) e teve como participantes o jornalista Washington Novaes, especializado em Meio Ambiente (currículo anexo), e o deputado federal Ricardo Tripoli (currículo anexo). O evento contou com o apoio da CSJ – Companhia de Saneamento de Jundiaí.
Clima, recursos e água

Currículos

Washington Novaes, jornalista, especializado em meio ambiente

Supervisor geral do Repórter Eco (TV CULTURA). Foi consultor do primeiro relatório nacional sobre biodiversidade. Participou das discussões para a Agenda 21 brasileira. Dirigiu vários documentários, entre eles a série famosa “Xingu” e, mais recentemente, “Primeiro Mundo é Aqui”, que destaca a importância dos corredores ecológicos no Brasil. Colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Popular, de Goiânia, onde reside.

Outras referências (Wikipédia)

Atividades
Foi repórter, diretor, editor e colunista em várias das principais publicações brasileiras: Veja, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Última Hora, Visão, Correio da Manhã, O Jornal, Gazeta Mercantil, entre outros
Diretor, editor e comentarista em algumas das principais redes de televisão do país: Rede Globo, TV Manchete, TV Rio, Rede Bandeirantes, TV Gazeta, entre outras
Documentarista e produtor independente de televisão
Foi secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, entre 1991 e 1992
Consultor na área ambiental

Prêmios Nacionais
Prêmio Golfinho de Ouro (1988), da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, pela obra na TV
Prêmio Esso Especial de Ecologia e Meio Ambiente (1992), pela série de artigos sobre a Eco-92 publicados no Jornal do Brasil”
Prêmio da Câmara Americana de Comércio (2001) pelo documentário “Biodiversidade – Primeiro Mundo É Aqui”
Prêmio Embratel (2003), pelo documentário “A Década da Aflição”, produzido para a TV Cultura de São Paulo
Prêmio Professor Azevedo Netto (2004), conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Internacionais
Medalha de prata no Festival de Cinema e TV de Nova Iorque (1982), pela direção do documentário “Amazonas, a pátria da água”
Medalha de ouro no Festival Internacional de TV de Seul, Coréia do Sul (1985), pela série “Xingu – A Terra Mágica”
Sala especial na Bienal de Veneza (1986) para a série “Xingu – A Terra Ameaçada”
Medalha de ouro no Festival de Cinema e TV de Havana (1990), pela série “Xingu – A Terra Mágica”
Prêmio Rei de Espanha de Imprensa (1990), pela série de artigos “A Amazônia e o futuro da Humanidade”
Melhor Filme na categoria “Educação Ambiental” no VIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, na cidade de Seia, Portugal, com o documentário “”Primeiro Mundo é Aqui” (2002)
Prêmio Unesco de Meio Ambiente (2004)

Livros publicados
“Xingu, uma flecha no coração”, Editora Brasiliense (1985)
“A quem pertence a informação”, Editora Vozes (1997, 3ª edição)
“Xingu”, Edição Olivetti (1985)
“A Terra pede água”, Edição Sematec (1992)
“A Década do Impasse”, Editora Estação Liberdade (2002)

Com outros autores
“Irã, a força de um povo e sua religião”, Editora Expressão e Cultura (1979)
“TV ao Vivo”, Editora Brasiliense (1988)
“Hélio Pellegrino – A-Deus” , Editora Vozes (1989)
“Informação e Poder”, Editora Record (1994)
“Índios no Brasil”, Ministério da Educação e do Desporto (1994)
“Meio Ambiente no Século XXI”, Editora Sextante (2003)
“Brasil em Questão – a Universidade e a Eleição Presidencial”, Editora UNB (2003)
Saúde nos Grandes Aglomerados Urbanos – Uma Visão Integrada”, Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde (2003)

Ligações externas
Xingu – A Terra Ameaçada
Repórter Eco

Ricardo Tripoli, Advogado e Deputado Federal

Eleito Vereador de São Paulo em 1983.
Secretário Municipal dos Negócios Extraordinários em 1983.
Eleito Deputado Estadual em 1990.
Reeleito Deputado Estadual em 1994.
Eleito Presidente da Assembléia Legislativa em 1995.
Reeleito Deputado Estadual em 1998.
Assume a Secretaria Estadual do Meio Ambiente em 1999.
Eleito Líder da Bancada PSDB em 2005.
Ricardo Tripoli é ambientalista, advogado e atualmente deputado federal pelo PSDB-SP. Foi eleito vereador em 1982 e quatro vezes deputado estadual, em 1995 se tornou presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp). Em 1999, assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Hoje é Presidente da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Entre seus principais projetos na área, destacam-se a Política Estadual do Meio Ambiente, o Projeto São Paulo Pomar e o Código Estadual de Proteção aos Animais (Lei 11.977).

Outras Informações: (www.tripoli.com.br) e Wikipédia

2008
É escolhido para presidir a Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional.
Apresenta relatório no Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis que sistematiza toda a legislação ambiental brasileira.
Voltar ao topo

2007
Eleito Vice Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara. Apresenta o projeto de Lei 215/07 que institui o Código Federal de Bem-Estar Animal. A proposta estabelece normas para as atividades de controle populacional e de zoonoses, experimentação científica e criação.

2006
O advogado e ambientalista Ricardo Tripoli chega à Câmara dos Deputados com a preferência de 157 mil eleitores para exercer seu primeiro mandato como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Eleito Deputado Federal por São Paulo

Carlos Brickmann – Jornalista

Jornalista, consultor de comunicação. Foi colunista, editor-chefe e editor responsável da Folha da Tarde; diretor de telejornalismo da Rede Bandeirantes (prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte, APCA, em 78 e 79, pelo Jornal da Bandeirantes e pelo programa de entrevistas Encontro com a Imprensa); repórter especial, editor de Economia, editor de Internacional da Folha de S.Paulo; secretário de Redação e editor da Revista Visão; repórter especial, editor de Internacional, de Política e de Nacional do Jornal da Tarde. Dirige a B&A e é colunista, entre outros veículos, do Diário do Grande ABC, Correio Popular e do site Observatório da Imprensa.