DAE mostrou o circuito da água e do esgoto

Publicada em

Por meio de um circuito, um trajeto simbolizando o sistema de saneamento de Jundiaí, passando por todas as etapas do tratamento de água e esgoto, a DAE montou um ambiente completo sobre o meio ambiente, no terceiro pavilhão do Parque da Uva, durante a realização da Eco Jundiaí 2009. Para compor um conteúdo didático e explicar de forma lúdica a preocupação que a empresa tem com o meio ambiente e com a água que fornece à população, a DAE utilizou modelos de tubos, hidrômetros, filtros, equipamentos, caminhões e reflorestamento. Tudo isso foi mostrado por meio de painéis, jogos e oficinas de reciclagem complementaram o cenário, permitindo a realização de diversas atividades que atraíram principalmente estudantes que puderam ver de perto o processo de captação da água, que passa pelo tratamento até a chegada nas residências.

A proposta da DAE foi de integrar todas as etapas do sistema de saneamento que envolve não só o tratamento e distribuição da água, mas como também a coleta e o tratamento do esgoto produzido na cidade. No ambiente da feira foram mostrados também os projetos sociais da Casa da Fonte e as atividades de lazer do Parque da Cidade, como as bicicletas do Peama. A CSJ Tratamento de Esgotos também participou do evento no espaço da DAE e, a Opersan mostrou, o Jogo Virtual de Economia de Energia, elaborado em parceria com a DAE e o SESI.

Através de atividades lúdicas, a DAE incentivou a população a não jogar lixo na rede de esgoto, evitar o desperdício de água de forma a colaborar com a preservação do meio ambiente. Na Oficina do Desafio, da Universidade de Campinas, os estudantes aceitaram desafios para resolver problemas reais ligados ao meio ambiente. Painéis da Biodiversidade do Estado de São Paulo mostraram a distribuição espacial dos ambientes aquáticos, dos centros urbanos e da vegetação nativa remanescentes. A trajetória natureza-homem foi mostrada na exposição Água Brasilis, da Estação Ciência.