Na manhã desta sexta (2), o presidente da DAE, Wilson Engholm, participou da assinatura do contrato de repasse do Orçamento Geral da União, realizado pela Caixa Econômica Federal, num evento promovido no Quality Riviera Hotel, em Jundiaí. Com a assinatura do convênio, a DAE contará com R$ 2.884.512,00 para investir no programa de redução de perdas.
“Seguindo uma orientação da administração municipal, através do prefeito Miguel Haddad, estamos dando prioridade às ações de combate às perdas de água”, explicou Engholm, lembrando que o índice de perdas da cidade, estipulado atualmente em 27%, está entre os menores das cidades brasileiras. “Jundiaí é a primeira em saneamento no País e, entre as 81 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes, também é uma das que perde menos água. Boa parte dessas cidades registram índices de perda superior a 50% de sua produção”, acrescenta o presidente.
Segundo Engholm, já estão definidas as primeiras áreas onde o projeto terá início. “Dividimos a cidade em seis setores e começaremos pelos setores 1 e 3, ou seja, zonas norte e sul”, adiantou. O setor 1 abrange os bairros de Santa Gertrudes, Vila Progresso e Jardim do Lago, enquanto o setor 3 contempla a região da Vila Marlene, Engordadouro e Cecap.
Do total a ser investido, a contrapartida da DAE é de 40%, ou seja, R$ 1.153.804,80. O passo seguinte agora é o do levantamento do projeto executivo, antes da abertura da concorrência que definirá a empresa responsável pela obra.