Fórum na DAE S.A. celebra o Dia Mundial da Água

Publicada em

O desafio para manter fontes de abastecimento nas cidades, poluição no Rio Tietê, perdas de água e política ambiental foram alguns dos temas levantados no segundo dia de programação do VI Fórum Água em Pauta, encerrado nesta terça-feira (22), no auditório da DAE S.A. O evento foi organizado pela empresa em parceria com a Imprensa Editorial.

O dia começou com uma visitada monitorada. Jornalistas e convidados conheceram o Parque da Cidade, exemplo de proteção ao manancial de abastecimento da cidade, o Rio Jundiaí-Mirim. Depois visitaram a Estação de Tratamento do Anhangabaú (ETA A) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Jardim Novo Horizonte, mantida pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ).

Ainda na período da manhã, os participantes do Fórum assistiram ao painel “Conservação dos Mananciais e Políticas Públicas, com Dan Robson, um dos responsáveis pela expedição do projeto Flutuador do Rio Tietê, veiculado pelo SPTV (Globo, São Paulo); Marússia Whately, Arquiteta e Urbanista, Coordenadora do projeto “De olho nos mananciais” do ISA – Instituto Sócio Ambiental; Junior Ruiz Garcia, pesquisador da Unicamp, Jaderson Spina, secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí e Sidney Mazzoni, editor chefe Jornal de Jundiaí.

Entre os assuntos abordados neste painel Marussia sugeriu aos jornalistas várias pautas sobre o tema água. “Todo dia 22 março – Dia Mundial da Água – abordamos que o Brasil é responsável por 12% da água doce do planeta. Mas por que não falar de assuntos como os mananciais no Brasil?”.

Já o secretário Jaderson Spina traçou um perfil do planejamento urbano em Jundiaí e mostrou a evolução do plano diretor.

O cientista americano Christopher Eppig, que abriu a programação do Fórum na segunda-feira, também participou das palestras do segundo dia, na plateia.

O Fórum foi encerrado com o jornalista Jayme Martins, da Overchina e ex-China Radio International e correspondente do Estadão na China e com o diretor da Imprensa Editorial, Sinval de Itacarambi Leão.

Ao fim deste painel o presidente da DAE, Wilson Roberto Engholm comentou a decisão acertada ao realizar o Fórum com a Imprensa Editorial. “Nossa proposta inicial foi coroada de êxitos com a presença dos painelistas que transmitiram seus conhecimentos e dos jornalistas que se dispuseram a vir até a cidade para prestigiar nosso evento”, disse.