Nesta sexta, dia 5, quando comemoramos o Dia Municipal da Saúde, os temas nutrição e estilo de vida encerraram a programação da Semana da Saúde da DAE. No auditório Planeta Água, a nutricionista Ana Lia Bolisani falou sobre os fatores de riscos do consumo excessivo de embutidos (salsicha, presunto etc); gordura saturada (queijo amarelo e carnes gordas, como cupim e costela), gordura vegetal hidrogenada (sorvetes, bolachas recheadas tipo waffle, margarida) e de alimentos apontados como sequestrantes de nutrientes, como café, corante, bebida alcoólica, nicotina e condimentos químicos. “Os grandes extremos fazem mal para o organismo”, disse. “A mulher que toma muito café, por exemplo, tem tendência para a osteoporose.”
Além de comentar os riscos do consumo de alguns alimentos, Ana Lia deu dicas para melhorar a alimentação e, conseqüentemente, o estilo de vida. Uma delas foi o alerta, principalmente entre as crianças, em relação a alimentos com corantes. “Evitem ao máximo suco em pó, salgadinho de pacote, gominha, refrigerante colorido, M&M, confete e até gelatina.”
Ana Lia sugeriu, inclusive, algumas substituições que podem melhorar o cardápio sem alterar tanto a rotina. “Os salgadinhos, por exemplo, podem ser substituídos por pipoca (feita na panela, não no microondas), a bolacha recheada por outra sem recheio, o suco em pó pelo natural, o M&M pelo chocolate em barra e a goma pela bala de banana. Entre os refrigerantes, o recomendado é o de limão”, observa.
Ana também fez um alerta em relação aos condimentos químicos, que provocam um grande mpacto no organismo e podem elevar a pressão arterial. “O ideal é usar ervas, desidratadas ou in natura, pois ajudam a reduzir a ansiedade.”
A Semana da Saúde, realizada pela DAE em parceria com o grupo Intermédica NotreDame, foi iniciada na segunda-feira e nestes cinco dias abordou também os temas: depressão, estresse, pânico, ansiedade e doenças metabólicas.