DAE adere ao Compra Aberta, sistema eletrônico de compras

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O Compra Aberta, sistema de compra eletrônica pioneiro lançado pela Prefeitura de Jundiaí, agora também está sendo utilizado pela DAE S.A. O sistema está em início de operação, realizando o cadastro dos fornecedores. A partir de 7 de maio, os novos editais e processos de licitações que estão em andamento serão publicados no site daejundiai.com.br, no link Compra Aberta, ou diretamente no endereço http://compraabertadae.jundiai.sp.gov.br. Todo o material estará disponível para download.

Os serviços disponíveis neste novo sistema compreendem duas situações. Primeiro, os pregões eletrônicos, tipo de compra com altos valores e rodadas de lances, no qual a licitação é requisito obrigatório. Em segundo, as compras eletrônicas, que são aquelas em que há dispensa de licitação sem, no entanto, desconsiderar a concorrência pelo menor preço.
O procedimento utilizado para os pregões on-line permite que, em dia e horário previamente determinados, os fornecedores façam mais de um lance pela internet e vejam qual o menor valor. “Isso gera uma concorrência maior pela disputa de menores preços por parte dos fornecedores”, afirma Rosana Russo, chefe da seção de Compras e Licitações da DAE. “Dessa maneira, conseguiremos realizar melhores negócios.”
Para o diretor-presidente da empresa, Wilson Roberto Engholm, a adesão da DAE ao Compra Aberta é uma maneira de modernizar o sistema de compras e trabalhar com mais transparência. “Estamos trabalhando com um software auditado pela PricewaterhouseCoopers, empresa reconhecida mundialmente, que concedeu o Selo de Segurança Digital ao sistema”, diz. “Isso representa maior credibilidade, economia de recursos e modernização no relacionamento entre a DAE e seus fornecedores.”
Devido à legislação vigente, as compras das modalidades tomada de preços e concorrências públicas continuam sendo realizadas de maneira convencional, ou seja, presencialmente, com sessões abertas, na sede da empresa.

Desenvolvimento – O Compra Aberta foi implantado na Prefeitura Municipal de Jundiaí há 11 anos. A partir de 2010, o sistema utilizado é o desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração.
Jundiaí foi a primeira cidade paulista a receber o sistema de compras eletrônicas e é uma das pioneiras do País. Desde que passou a ser usado, o Compra Aberta tem sido referência para diversos municípios brasileiros, devido à transparência, qualidade e segurança com que as compras são efetuadas. Por isso, em 2006, 2009 e 2011 o sistema foi certificado com o Selo de Segurança Digital pelo PricewaterhouseCoopers.