Jundiaí está entre as cinco melhores em saneamento básico

Publicada em

Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú

Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú

Jundiaí possui o 5º melhor saneamento básico entre as 100 maiores cidade do país. O ranking foi divulgado na manhã desta quinta-feira (16) pelo Instituto Trata Brasil.

Ano passado, quando Jundiaí conquistou o quarto lugar, o Instituto considerou como critério o volume de investimentos dos municípios. Este ano, a metodologia usada em 2012 considera nível de cobertura, melhora na cobertura e eficiência dos serviços oferecidos, para chegar ao indicador elaborado com dados de 2010 do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento Básico (SNIS), do Ministério das Cidades.
Por isso, Jundiaí foi classificada entre as cinco melhores, uma vez que já atingiu 100% de abrangência dos serviços de saneamento básico, com 100% da área urbana atendida com água tratada e coleta, afastamento e tratamento de esgoto. “O posicionamento no ranking não altera a qualidade do saneamento básico em Jundiaí. Na verdade, ocorre o contrário”, explica o diretor presidente da DAE S.A., Wilson Roberto Engholm. “Enquanto outras cidades investem para atender a zona urbana, Jundiaí está próxima de atingir a universalização dos serviços de saneamento, tanto na zona rural quanto na urbana, um patamar que as outras precisam igualar e, para isso, fazer grandes investimentos que a cidade já fez.”
Segundo ele, Jundiaí é uma cidade 300% na área urbana, ou seja, 100% do município tem água tratada, 100% tem esgoto coletado e 100% tem esgoto tratado. “Caminhamos para a universalização na zona rural, ou seja, levar água tratada e a coleta de esgoto para esta área também.”
Wilson Engholm observa que o objetivo do ranking do Trata Brasil é reconhecer o esforço dos municípios em melhorar seus serviços, uma vez que 50% das cidades brasileiras não possuem saneamento básico.
Os quatro primeiros colocados são Santos (SP), Maringá (PR), Franca (SP) e Uberlândia (MG), todos com mais de 300 mil habitantes.
Os indicadores foram divididos em três diferentes grupos. Os dados relacionados ao Nível de Cobertura responderam por 60% da nota, a Melhora da Cobertura por 25% e Nível de Eficiência por 15%. Por esses cálculos, Santos alcançou 8,70 pontos de 10 possíveis; Maringá 8,57; Franca 8,20; Uberlândia 8,17; e Jundiaí 8,16.