DAE S.A. é premiada no 6º Prêmio Ação pela Água

Publicada em

O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, com o diretor-presidente da DAE S.A., Wilson Engholm

O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, com o diretor-presidente da DAE S.A., Wilson Engholm

A DAE S.A. foi uma das contempladas no 6º Prêmio Ação pela Água, considerado o “Oscar da Água” nas Bacias PCJ. A empresa conquistou o terceiro lugar na categoria Combate às Perdas e Racionalização, com o projeto “Aquisição de Equipamentos e Realização de obras na Bacia do Rio Jundiaí”.

O anúncio foi feito na terça-feira à noite, em cerimônia realizada no Espaço LeBlanc, em Americana (SP), prestigiada pelo diretor-presidente da DAE S.A., Wilson Roberto Engholm, pelo Gerente de Controle de Perdas, Osmar Raphael, e pelo Diretor de Operações, Aray Martinho, por representantes de grandes empresas, autoridades e gestores de recursos hídricos de toda a região.
O resultado anunciado, segundo Wilson Engholm, é mais uma maneira de expor à sociedade o trabalho realizado pela DAE. “Este resultado é um motivo de satisfação”, disse. “É um grande estímulo ao grupo que desenvolve o projeto, bem como a todos que trabalham na empresa.”
O projeto começou a ser desenvolvido em 2009, para transformar-se em ferramenta de controle e gerenciamento do diagnóstico de perdas de água tratada distribuída ao longo dos 1.657 km da rede do município. “Com ele pretendemos direcionar ações e atingir índices de perdas cada vez menores, através do controle de pressão excessiva e de vazamentos imperceptíveis na rede de distribuição de água ou em hidrômetros”, explica o Gerente de Perdas, Osmar Raphael.
Este projeto contempla várias ações, entre elas, a aquisição de equipamentos como macromedidores e válvulas redutoras de pressão –VRPs, substituição de hidrômetros com vida útil acima de 7 anos e remanejamentos da rede fina de água, instalada em ferro galvanizado, por redes de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

Prêmio Ação pela Água

O Prêmio Ação pela Água é promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) desde 2000, com o principal objetivo de reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Este ano foram enviados 77 projetos para a avaliação da Comissão Julgadora, composta por representantes de entidades como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Fundação Florestal, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), Thesis Engenharia, CGHydros e Florespi.