DAE anuncia obra de instalação de 10,5 km de interceptor de esgoto no Fernandes

Publicada em

O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, e o diretor presidente da DAE, Jamil Yatim, anunciaram nesta sexta-feira, a obra de instalação de 10,5 km de interceptor de esgoto no Fernandes. O anúncio dos investimentos, que vão permitir a instalação de rede coletora e, conseqüentemente, eliminação de fossas sépticas da região, foi feito num pesqueiro do bairro, com a presença de funcionários da DAE, moradores da região e vereadores.

Esta obra, além de melhorar a qualidade de vida da população, vai contribuir para a preservação do afluente que deságua no Rio Capivari. “Esta é mais uma meta que cumprimos”, disse o diretor presidente da DAE, Jamil Yatim. “É uma obra que vai melhorar para a população mas também refletir na qualidade do afluente do Capivari, beneficiando as cidades vizinhas que usam esta água.”

O presidente da Câmara, vereador Gerson Sartori, parabenizou o presidente da DAE pelo investimento. “Parabéns ao time da DAE e ao prefeito, fico muito feliz quando vejo o início de uma obra desta.”

O prefeito, Pedro Bigardi cumprimentou os funcionários da DAE pelo trabalho realizado ao longo dos anos e que tem colocado Jundiaí como referência em saneamento básico no País. “A DAE sempre teve funcionários que se dedicaram com trabalho, amor, ideias e criatividade, o que fez muito a cidade avançar. E o Jamil, quando assumiu, continuou avançando.”

 

Saneamento no Fernandes

 

O interceptor, que começa a ser instalado na segunda-feira, é de 300 mm de diâmetro e feito em PVC. Será colocado a partir da ETE Fernandes, segue acompanhando o córrego do bairro e vai até a rua Vicente Bonano, contemplando também famílias do Corrupira.

A obra inclui travessias sob ferrovias e rodovia, pelo método não destrutivo. A duração é de cerca de um ano, com investimento estimado em R$ 5 milhões.

Esta é a segunda etapa para o reforço dos índices de saneamento na zona rural do município, apontado como o quinto melhor em ranking produzido pelo Instituto Trata Brasil.

Quando o projeto for concluído, irá ajudar famílias como a do comerciante Claudeir Viana, que mora no bairro há seis anos. Sua casa possui fossa e a cada quatro ou cinco meses é preciso fazer a limpeza. “Esta obra vai melhor muito para a população, é mais higiene e qualidade de vida.”

Os investimentos na área de saneamento no bairro foram iniciados com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fernandes, inaugurada em novembro do ano passado. “A Estação existe porque já previa-se a instalação do interceptor de esgoto”, disse Jamil.

A ETE foi projetada para tratar o esgoto de uma população de 2 mil habitantes, sendo operada com sistema de telemetria e telecomando e sua capacidade de tratamento é de 6 litros por segundo, podendo ser ampliada. Está localizada na margem esquerda do Córrego Fernandes, cerca de 200 metros da sua foz no Rio Capivari, o que permite receber esgoto, por gravidade. Agora os próximos passos são a instalação do interceptor de esgoto, a instalação das redes e, por último, as ligações às residências.