A DAE Jundiaí tem adotado medidas preventivas no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Uma das principais ações é a orientação dos funcionários e o cuidado diário com possíveis focos das doenças.
O diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, afirma que é importante levar a informação para os funcionários. “Assim todos podem adotar medidas simples e significativas em suas residências, orientando os amigos, filhos e dessa forma ajudando a cidade a combater a doença”, explica.
Jamil destaca ainda a importância de evitar a proliferação do mosquito transmissor. “Mais importante que o combate é a prevenção. Esse é o momento de unir forças. Se cada um fizer a sua parte em pouco tempo essa será uma batalha vencida”.
O mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, mede menos de um centímetro, leva apenas cinco dias para se desenvolver completamente e sua reprodução ocorre em qualquer lugar que contenha água parada.
A Prefeitura de Jundiaí, através da equipe do Centro de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, realizou na última semana a campanha “Dengue, Aqui Não!”.
A campanha faz parte das ações permanentes de combate e controle do mosquito Aedes aegypti e visitou casa a casa, em bairros escolhidos estrategicamente, orientando os moradores sobre a prevenção e identificação de focos do mosquito, além de eliminar criadouros.
Neste ano, até a última quinta-feira (5), foram registrados 30 casos de dengue na cidade, sendo 14 autóctones (contraídos na cidade) e 16 importados.
Os moradores com sintomas (febre alta, dor de cabeça, fraqueza, falta de apetite, manchas ou dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde ou pronto-atendimento. O Centro de Zoonoses fica na Rua Prudente de Moraes, 744, Centro, telefone 4521-0660.