A DAE Jundiaí inicia, na próxima segunda-feira (27), obra de interceptor de esgoto na rua 15 de Novembro para corrigir um problema antigo e beneficiar os moradores da região que há anos sofrem com retorno de esgoto em seus imóveis durante o período de chuva. O trânsito local será modificado, conforme orientações da Setransp.
A obra começa na rua Ernesto Diederichsen, em frente ao Hospital Paulo Sacramento, e segue pela 15 de Novembro até a Travessa Princesa Isabel, próxima ao Sindicato dos Metalúrgicos. A previsão de término é de até 60 dias.
Segundo o diretor presidente da DAE, Jamil Yatim, a área técnica DAE apontou a necessidade da obra e troca dos materiais da tubulação como solução para corrigir os extravasamentos. “Aquela tubulação é muito antiga e com o passar dos anos houve selamento da rede e aumento do volume de efluentes líquidos na região”, afirma.
Segundo ele, serão trocados cerca de 400 metros de tubulação de 400 mm, feita em concreto e material cerâmico, por outra de mesma dimensão porém em PVC ocre, material de melhor qualidade e com menor coeficiente de rugosidade interna. “Isso vai melhorar a capacidade de escoamento do esgoto.”
Jamil observa, no entanto, que esta obra não é a única solução para evitar extravasamentos de esgoto em residências. Na região há muitas ligações irregulares, o que compromete a tubulação. “As pessoas precisam entender que águas de chuva e rede de esgoto não se misturam”, diz. “Quando os dois volumes se misturam, a rede de esgoto não dá conta e ocorre a sobrecarga e extravasão dentro dos imóveis.”
Os moradores devem ficar atentos e chamar um encanador para corrigir as possíveis irregularidades.
Trânsito
A previsão de execução do trabalho é 60 dias mas o presidente afirma que as equipes da DAE não medirão esforços para fazer a obra no menor tempo possível.
Por conta desta obra, o trânsito na região será modificado, conforme orientação da Setransp.
As interdições serão feitas trecho a trecho. Nesta primeira etapa da obra o desvio será pela rua Pandiá Calógeras, avenida Dr. Cavalcanti e rua Engenheiro Monlevade.