Segundo pesquisa realizada em 2015 pela Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência, o WhatsApp é o aplicativo mais usado do Brasil, com mais de 800 milhões pessoas conectadas. Pensando nessa amplitude, a Ouvidoria da ARES-PCJ disponibiliza a partir de 1º de julho o atendimento pelo aplicativo, para facilitar o contato e aproximar a Agência Reguladora das demandas cotidianas da população.
A ideia surgiu da participação do Ouvidor da ARES-PCJ, Iuri Botão, no 1º Seminário de Ouvidoria e Transparência promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O objetivo é incorporar o WhatsApp entre as ferramentas de contato com a população, aproximando a agência dos usuários dos serviços de saneamento dos 56 municípios associados.
“É um caminho natural, pois hoje as pessoas estão com o celular na mão e conectadas o tempo todo. Os setores de comércio e serviços já se adaptaram e no setor público não vai ser diferente, é o usuário que pede isso. O WhatsApp vai agregar também porque mesmo o 0800, em que o usuário não paga pela ligação, exige que ele tenha telefone fixo, e muita gente hoje só tem o celular”, explica Botão.
O procedimento para registrar uma solicitação na ouvidoria da ARES-PCJ continua o mesmo: o usuário deve tentar a solução primeiro junto o prestador dos serviços de água e esgoto e, caso não seja solucionado o problema, entrar em contato com a ouvidoria da ARES-PCJ, sendo obrigatório informar o número de protocolo da solicitação não resolvida.
É importante ressaltar também que todos os contatos já disponíveis, como o formulário de acesso no site www.arespcj.com.br, o telefone 0800 77 11445 e o email ouvidoria@arespcj.com.br, continuam disponíveis para a população. O telefone para envio da solicitação via WhatsApp é o (19) 99954-2370.